Grupo de Curitiba define ações para ano letivo de 2015 19/03/2015 - 17:40

Integrantes do Grupo de Trabalho de Curitiba participaram da primeira reunião técnica nesta quinta-feira (19), no auditório do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, para definir o cronograma e as propostas de ações para 2015. Entre os temas discutidos está a elaboração do documento-base para a transição dos alunos do 5º das escolas municipais para o 6º ano nas escolas estaduais.

O objetivo é integrar as ações entre estado e município para ampliar a qualidade da educação ofertada aos alunos. “Buscamos um diálogo permanente entre o estado e o município de Curitiba para discutirmos propostas que garantam o sucesso do aluno que inicia na rede municipal e continua na rede estadual de ensino. Este acompanhamento é uma responsabilidade que ambos precisam compartilhar”, ressaltou o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Maurício Pastor.

A reunião apresentou ainda os resultados das disciplinas de língua portuguesa e de matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná e da Prova Brasil. A proposta é proporcionar a análise dos indicadores para contribuir nas atividades pedagógicas das escolas. Os atendimentos da educação especial no estado e no município também foram tema do evento.

“Estamos trazer as equipes do município e do estado para que possamos conversar sobre os detalhes do encaminhamento pedagógico, da organização da escola, da formação continuada aos profissionais da escola para que conheçam como é articular o processo de ensino e de aprendizagem”, explicou a superintendente de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Ilda de Mendonça.

Ainda estão previstas reuniões com os técnicos pedagógicos das regionais de educação da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (Boa Vista, Cajuru, Matriz, Boqueirão, CIC, Santa Felicidade, Bairro Novo, Pinheirinho e Portão) e dos setores do Núcleo Regional de Educação de Curitiba.

AMBIENTAÇÃO - O Grupo de Curitiba atua já há dois anos para promover uma transição adequada dos alunos da rede municipal de ensino que chegam às escolas estaduais. Todos os anos, cerca de 16 mil alunos migram das escolas municipais para as escolas estaduais em Curitiba. Essa mudança de uma rede pública para outra recebeu um acompanhamento pedagógico dos alunos do 5º para o 6º ano do ensino fundamental feito pelo Grupo de Curitiba, criado pelas secretarias de educação do Estado e da Prefeitura.

A mudança exige uma nova uma nova organização nas suas rotinas de estudos. No 6º ano do ensino fundamental, ao invés de um professor polivalente, como estava acostumado, o aluno passa a ter até 12 professores diferentes.

No ano passado os alunos do 5º ano do ensino fundamental visitaram as escoas estaduais para conhecerem o novo ambiente. Muitas escolas promoveram diversas atividades para recepcionar esses estudantes com palestras, atividades recreativas e pedagógicas, além de apresentações artísticas e culturais.

Diretores e pedagogos de escolas estaduais e municipais de Curitiba participam de reuniões para definir ações de acompanhamento pedagógico dos alunos e oferecer uma melhor adaptação do aluno para dar continuidade nos seus estudos. Inclusive, as informações do registro do histórico de ensino de cada aluno foram repassados entre as instituições para que os professores das escolas estaduais passassem a conhecer o perfil dos estudantes.

O grupo é formado por técnicos das secretarias municipal e estadual de Educação, busca oferecer condições às escolas para aumentar o índice de aprovação, corrigir a distorção entre idade e série e fazer o acolhimento pedagógico dos alunos que entram na rede estadual.

Entre as metas estabelecidas pelo grupo de transição está a diminuição dos 18,4% de distorção entre idade e série do ensino fundamental (séries finais) das escolas da rede estadual, na capital paranaense. Aumentar a aprovação desta mesma fase de ensino, que atualmente é de 86%, também é a expectativa do grupo.

É um projeto piloto que poderá ser aplicado aos demais 31 Núcleos Regionais de Educação do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS