Inscrições para cursos técnicos até sexta-feira (19) 15/09/2014 - 13:10

A Secretaria da Educação do Paraná está com inscrições abertas para cursos técnicos profissionalizantes até o dia 19 de setembro. Os cursos acontecem na modalidade integrada ao ensino médio, voltado a estudantes egressos do ensino fundamental; subsequente, para quem já concluiu o ensino médio; e concomitante, para alunos a partir do 2º ano do ensino médio.

A lista dos cursos e escolas onde são ofertados está disponível na página da Secretaria.

A oferta abrange ainda cursos integrados à Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e curso de Formação de Docentes integrado ao ensino médio, para quem deseja trabalhar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Atualmente, há 77.112 alunos matriculados nos cursos técnicos ofertados na rede estadual de educação. “Os cursos técnicos profissionalizantes são uma ótima opção para quem busca recolocação no mercado de trabalho ou quer ingressar com qualificação adequada na área almejada”, comentou Fabiana Cristina Campos, chefe do Departamento de Educação e Trabalho.

OPORTUNIDADES - O ex-aluno Luciano Pontielli, que cursou Segurança do Trabalho no Colégio Estadual Pedro Macedo, em Curitiba, disse que o curso abriu portas no mercado de trabalho. Luciano, que entrou na empresa onde atua para cumprir o estágio obrigatório, foi aproveitado no quadro de funcionários após o término do curso, há dois meses.

Para José Franca e Neftal Aparecido Guimarães, ex-alunos do curso técnico em Edificações no Colégio Estadual Professor Flávio Warken, em Foz do Iguaçu, a qualificação da mão de obra é primordial para ingressar em uma boa empresa. “Os cursos técnicos aumentam a chance de uma colocação profissional e o reconhecimento no ambiente de trabalho”, comentou José, que cursa Engenharia e presta serviços para a área da construção civil.

Neftal, que há 25 anos exercia a profissão de mestre de obras, viu no curso profissionalizante uma chance de alavancar sua carreira. Hoje, ele é supervisor de obras na Itaipu Binacional e ganha três vezes mais. “O mercado está mais exigente, busca pessoas com qualificação, só a experiência na área não é suficiente”, relatou.

EMPREGOS - A recém-técnica em enfermagem Janete Batista da Luz, também optou por se qualificar profissionalmente. Antes de terminar o curso ofertado no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng, em Foz do Iguaçu, já estava empregada. “De toda a turma, apenas dois ou três não estão trabalhando na área”, disse Janete, que era agente de saúde.

Edson Rosini, que cursou Técnico em Agropecuária no Colégio Agrícola de Apucarana, começou a trabalhar no ramo agropecuário e hoje é dono de uma das maiores indústrias do setor de fertilizantes líquidos da América do Sul. Assim como Edson, Felipe Valério, que mora em uma Vila Rural próxima a Jandaia do Sul, terminou o curso de Técnico em Administração no Colégio Estadual Jandaia do Sul em 2013 e hoje possui uma empresa de roupas.

Outro aluno de Administração que obteve sucesso profissional foi Adriano José Borges. Segundo ele, a qualificação profissional é um diferencial no momento de buscar e se candidatar a uma oportunidade de trabalho. Atualmente, Borges é gerente de uma franquia de chocolates em Jandaia do Sul.

EMPRESAS - Em Cascavel, os relatos não são diferentes. Alunos do curso técnico em Eletrônica ofertado no Colégio Estadual Pedro Boareto Neto tiveram emprego garantido em uma empresa de automoção industrial. “Nesse ramo, como em outros, é fundamental ter o mínimo de conhecimento para realizar o trabalho necessário”, esclareceu Jeyson Berlanda, fundador da empresa, a qual mantém convênio com o colégio e oferta vagas para estágios, com a possibilidade de efetivação.

Marília Krinski pode ser citada como exemplo. A funcionária iniciou como estagiária na empresa em 2009. “O curso de Eletrônica promoveu meu crescimento profissional”, relatou Marília, que se inscreveu no curso por vislumbrar outra opção de trabalho diferente da área em que atuava anteriormente.

Os cursos são inteiramente gratuitos e abrangem diferentes áreas. Interessados devem ir aos locais onde os cursos são ofertados e levar os documentos necessários para inscrição:
- Ficha de Inscrição e Ficha de Pontuação, disponíveis na Orientação Conjunta 02/14 ;
- Fotocópia do RG e CPF;
- Fotocópia do Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão de Curso/Ensino, ou Declaração para alunos em curso, para os alunos em curso na série final e previsão de conclusão até o último dia letivo de 2014;
- Declaração emitida pela Instituição de Ensino para aluno bolsista;
- Comprovante de renda familiar.