Integração marca abertura da 20ª Olimpíadas das Apaes 06/11/2012 - 12:36

As competições da 20ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes tiveram início nesta terça-feira (6), no Ginásio Municipal de Esportes Chico Neto, em Maringá. Durante cinco dias, mais de 1.000 atletas de 23 estados participarão de competições em 10 modalidades.

A cerimônia de abertura aconteceu na noite desta segunda-feira (5), com a presença de aproximadamente duas mil pessoas entre atletas, comissões técnicas, comunidade e autoridades, que assistiram apresentações artísticas e culturais. O momento foi marcado pela descontração e interação entre atletas que se apresentaram ao público com suas delegações.

O governador em exercício Flávio Arns destacou a importância dos jogos como uma oportunidade participação e interação dos atletas, treinadores e comunidade escolar para a formação de uma sociedade com mais cidadania. “Esse é um momento de união e de demonstração de habilidades e de esperança também. Todos nós participamos desse movimento. E vamos continuar trabalhando juntos nessas olimpíadas e em todas as atividades com muita esperança e união”, disse Arns.

A presidente da Federação Nacional das Apaes, Iraci Maria da Silva Ledo, disse que esse é um momento de valorizar as atividades físicas e educacionais vivenciando a cidadania entre os atletas. “Os jogos proporcionam um momento para demonstrarmos união por meio do esporte, buscando através da superação de cada um o resultado das nossas conquistas. A participação de todos, sem limites de idade, nos proporciona vivenciar a cidadania”, frisou Iraci.

Antes da competição nacional, os atletas participam dos jogos regionais, que acontecem a cada três anos, quando são selecionados para a competição nacional que também é promovida a cada três anos. Em 2012 as competições envolvem as modalidades de atletismo, basquete, futsal, futebol sete, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis de mesa e capoeira A delegação do Paraná é composta por 93 atletas representando as 320 Apaes e 20 escolas especiais do Paraná.

Os resultados das competições desse ano serão homologados pelo Comitê Paraolímpico Nacional e incluídos entre os critérios para concessão de bolsas do programa Top Formador, do governo do Estado, que vai preparar atletas para os jogos Paralímpicos de 2016 no Brasil.

O evento é organizado pela Apae de Maringá e Federação Nacional das Apaes, com apoio da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e em parceria com a Prefeitura de Maringá e o Centro Universitário de Maringá (Cesumar).

GALERIA DE IMAGENS