Interação com comunidade rende prêmio à escola do campo 01/09/2016 - 12:14
O Colégio Estadual do Campo Alto Alegre, do município de Terra Roxa, no Oeste do Estado, foi contemplado, na última semana, com a terceira colocação entre as escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Toledo pelo Prêmio de Gestão da Secretaria de Estado da Educação, que reconhece as melhores administrações nas quais a aplicação eficiente dos recursos públicos possibilita o desenvolvimento de projetos pedagógicos.
A escola atende 33 alunos das séries finais do ensino fundamental do distrito de Alto Alegre, que tem aproximadamente 400 habitantes. A parceria entre a instituição de ensino com a comunidade está presente em todos os projetos pedagógicos e sociais desenvolvidos dentro e fora da escola. “Todas as atividades e projetos que desenvolvemos procuramos incluir e envolver a comunidade porque eles gostam de fazer parte da vida da escola”, contou a diretora Telma Odileia Verediano.
São várias ações que envolvem a comunidade. Uma delas é o projeto de jardinagem, no qual os estudantes realizam ações de paisagismo em espaços públicos com a utilização de pneus reciclados. A manutenção dos jardins é feita por moradores do distrito. A horta da escola também é cultivada por alunos, funcionários e voluntários. “A comunidade fica muito feliz com esses projetos porque a escola é a referência para eles”, lembrou Telma.
CORAL – Um dos projetos mais antigos desenvolvidos pela escola é o do coral. A cada 15 dias um professor cede uma de suas aulas para que os estudantes ensaiem e se preparem para apresentações na escola, comunidade ou em outros municípios. Nos últimos 10 anos o coral se consolidou como principal atração do distrito. “A participação no coral traz vários benefícios para a formação dos estudantes principalmente na formação social, comportamento e desinibição”, destacou a diretora.
Em 2008, os estudantes gravaram um CD com dez músicas para comemorar os 25 anos de fundação do colégio. Os recursos para gravação foram arrecadados pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e doados pela comunidade escolar.
DO IMAGINÁRIO AO REAL – No início do ano letivo a equipe pedagógica escolhe um tema de abrangência social para ser trabalhado durante o ano em todas as disciplinas. Com o tema em mãos, os estudantes realizam leituras, pesquisas, visitas e entrevistas em setores da comunidade relacionados ao assunto proposto. O tema deste ano é “o homem do campo”.
No final do ano letivo os melhores textos são selecionados para a produção de um livro com o resultado das pesquisas. Em 2015, os estudantes fizeram um calendário com poesias relacionadas ao tema “minha comunidade, meu orgulho”.
INFORMATIVO - Já a prestação de contas é feita de uma maneira inédita e criativa através do jornal “Folha de Alto Alegre”. Pelo folheto são repassadas à comunidade informações referentes à aplicação dos recursos públicos que chegam à escola. Cada aluno leva um exemplar para casa e entrega aos pais. No jornal, impresso a cada três meses, também são noticiadas ações e projetos desenvolvidos pela escola, além de notícias de destaque na comunidade.
Além disso, a escola realiza reuniões semestrais com representantes da comunidade em que são abordados assuntos como a valorização da escola, o papel do homem do campo e a importância da participação da família na vida escolar dos estudantes.