Intercambistas do Ganhando o Mundo chegam ao Canadá 11/02/2022 - 17:44

As paisagens cobertas de neve encantaram os intercambistas paranaenses que chegaram ao Canadá entre estas quinta e sexta-feira (10 e 11). Eles vêm de diversos municípios ao redor do estado — e esta é a primeira vez deles tão longe de casa.

"Tudo muito bonito aqui. A neve… Ela é branquinha, macia e bem gelada. Confesso que daqui a pouco vou estar fazendo um boneco de neve", diz Kaio Vitor Santos, da cidade de Andirá. Ele é um dos 100 estudantes que participam do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR). Os alunos deixaram o Paraná nesta quarta-feira (9).

Kaio já conheceu sua “host family”, a família que irá abrigá-lo durante os seis meses de intercâmbio, e está animado para o início das suas aulas na escola Madill Secondary School, na província de Ontário.

"Eu vou começar na segunda-feira. Estou bem ansioso e animado, mas também com um pouco de medo. Lá, tudo vai ser novo", conta. "Tomara que eu faça alguns amigos, me dedique ao máximo e aproveite cada detalhe dessa nova experiência que eu estou tendo aqui."

Gustavo Henrique de Oliveira, de Umuarama, também já chegou na casa de sua host family, também na província de Ontário. “Muita, mas muita neve, gente. Tem neve para dar e vender”, brinca. “A experiência é de muita gratidão no coração. É a realização de um sonho para mim.”

Já a estudante Ana Maria Hobold de Oliveira, de Francisco Beltrão, está no aeroporto de Montreal, aguardando o embarque para a província de Terra Nova e Labrador, onde passará o semestre. Ela e outros estudantes foram ao lado de fora do aeroporto para tocar na neve e tirar fotos.

"O frio está sendo maravilhoso aqui no Canadá. Eu amo inverno, então, estou aproveitando bastante", diz a estudante. Antes de viajar, os alunos receberam kits para prepará-los para o frio, com botas e dois agasalhos (uma jaqueta corta vento e um moletom), além de mochila e camiseta.

Junto de Ana, no aeroporto, está Eduarda Caroline Coutinho, de Barracão. A aluna está contente por conseguir se comunicar bem em inglês — idioma que já colocou em prática desde o voo, ao pedir a refeição e conversar com outros passageiros.

"É estranho chegar em um lugar em que as pessoas se comunicam em um idioma totalmente diferente do que estamos acostumados, pois aqui eles falam inglês e francês. Mas tudo correu super bem e pudemos nos comunicar claramente em inglês", conta.

Ela relata que tanto os colegas que já foram para suas cidades canadenses quanto os que aguardam as conexões no aeroporto estão empolgados para viver o dia-a-dia na cultura (e na escola) canadense.

"Estamos felizes com tudo o que está acontecendo. Está sendo uma experiência incrível", diz.

"Parece que eu estou vivendo em um filme", complementa Ana. "Estamos literalmente ganhando o mundo."

Ganhando o Mundo — O programa de intercâmbio internacional Ganhando o Mundo foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para oferecer a estudantes do Ensino Médio uma formação em instituições de ensino estrangeiras que tenham curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Os jovens foram selecionados com base em um ranking de melhores notas entre as escolas estaduais.

Os estudantes viajariam inicialmente em agosto de 2021, no entanto, ainda no primeiro semestre, tiveram a viagem adiada para o início deste ano por conta das medidas sanitárias impostas pela pandemia. Por conta disso, o destino mudou da Nova Zelândia para o Canadá.

A seleção dos intercambistas foi feita com base na média de notas e frequência. Os critérios eram média maior ou igual a sete (7,0) em todas as matérias, e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final, foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020 no 9º ano.

Para aperfeiçoar o idioma, em 2021, os selecionados tiveram acesso a um curso de inglês via aplicativo, ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.