JOEEP mobilizam alunos de escolas de educação especial 18/09/2014 - 16:10
Mais de 200 alunos participam da segunda edição dos Jogos da Educação Especial da Primavera (JOEEP), que acontece entre os dias 16 a 23 deste mês na Escola Estadual Lucy Requião de Mello e Silva – Modalidade Especial, em Curitiba. Participam do evento alunos de outras quatro instituições – Escola Especial Renascer, Escola de Educação Especial Alternativa, Instituto Pequeno Cotolengo do Paraná e Instituto Gui Darin –, que concorrerão nas modalidades Atletismo, Futsal, Golfe, Voleibol e Alternativas.
A ação surgiu da necessidade de oferecer aos alunos com necessidades especiais a oportunidade de recreação e competição de forma saudável e dinâmica. “O esporte propicia o desenvolvimento psíquico e motor do aluno e favorece a socialização com outros estudantes”, afirmou Edimara das Graças Zanocin, diretora da instituição.
Para ela, essa é uma oportunidade de o aluno interagir com o grupo, melhorar sua agilidade, desenvolver a autoestima, socializar ideias, diminuir a ansiedade, aumentar o nível de concentração, obedecer a regras e limites e respeitar o próximo.
As pedagogas Jarci Maria Machado e Márcia Mansur também apontaram a importância do evento para a formação social, cultural e construtiva do aluno. “Os alunos ficam mais entusiasmados e valorizam a coletividade, além de aprenderem a lidar com erros e acertos, vitórias e derrotas”, comentou Jarci.
Para as alunas Priscila Jardim Deniz (19) e Bruna Fusczoznski (20), os jogos desenvolvem a autonomia e a percepção de que é capaz de realizar diferentes atividades. As alunas, que têm preferência por vôlei e golfe, adoram participar do campeonato. O aluno Giovani Feliciano (20) também vê nos jogos uma possibilidade de superar limites. “Este ano vamos ganhar”, disse o aluno que irá competir na modalidade Futsal.


