Jogos Escolares definem representantes do Paraná 08/07/2013 - 14:30
A fase final da 60ª dos Jogos Escolares do Paraná, categoria B (12 a 14 anos), encerrou no sábado (06) em Guarapuava. Cerca de cinco mil alunos participaram durante uma semana de competições em 16 modalidades esportivas. A fase final, categoria A, com alunos de 15 a 17 anos, acontece de 9 a 17 de agosto, em Foz do Iguaçu.
Esta fase dos Jogos Escolares do Paraná foi realizada pela Secretaria Estadual da Educação, organizada pela Secretaria Estadual Esporte e contou com o apoio da Prefeitura de Guarapuava.
De acordo com a coordenadora geral dos Jogos Escolares, Márcia Regina Tomadon, a competição melhora a cada edição. "Constantemente estamos em adaptação. Seja a regras novas, novos regulamentos, ou até mesmo implantando tecnologias que antes nem pensávamos para a categorias escolar. Temos melhorado e vamos melhorar ainda mais", disse.
RESULTADOS - Na final do basquetebol, o Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, venceu o Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba, por 57 a 29. O bronze da competição ficou com a equipe do Colégio Sepam, de Ponta Grossa, que venceu o time do Colégio Bom Jesus por 48x36. No feminino, o Colégio Mãe de Deus, de Londrina, venceu o Colégio Dom Bosco Batel, de Curitiba, pelo placar de 39 a 28. O bronze com o Colégio Carmelita S. Dias, de Foz do Iguaçu.
No futsal o Colégio São Francisco Xavier, de Maringá, ganhou de 1x0 do Colégio Estadual Arthur Ramos, de Engenheiro Beltrão e foi campeão. Na decisão do terceiro lugar o Colégio Estadual Rui Barbosa, de Cornélio Procópio, derrotou o Colégio Santana, de Ponta Grossa por 5 a 3. Pelo feminino, o Colégio Marista de Cascavel venceu o Colégio Estadual do Paraná, de Curitiba, pelo placar de 5 a 2. Pelo bronze, o Colégio Estadual Ouro Verde, de Ouro Verde do Oeste, derrotou o Colégio Estadual Humberto de Campos, de Santo Antônio do Sudoeste nos pênaltis por 5 a 4, após empate em 4 a 4.
No handebol masculino, a conquista foi dos atletas do Colégio Agostinho Stefanello, de Alto Paraná, ganhou do vitória sobre o Colégio Monteiro Lobato, de Colorado, por 18 a 17 foi emocionante. Já as alunas do Colégio Luzia Garcia Villar, de Barbosa Ferraz venceram as representantes de Alto Paraná, do Colégio Agostinho Stefanello pelo placar de 14 a 12.
O Colégio Néo Máster, de Ponta Grossa, foi o campeão do voleibol masculino ao derrotar o Colégio Dom Bosco Ahú, de Curitiba por 3 sets a 0 (25x21, 25x17 e 25x12). Pelo terceiro lugar, o Colégio Global, de Umuarama, venceu o Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Paranavaí por 2 sets a 0 (25x13 e 25x18).
No feminino, o Colégio Dom Bosco Ahú, de Curitiba, garantiu o título ao fazer 3 sets a 0 (25x10, 25x20 e 25x19) no Colégio Vincentino Incomar, de Toledo. Na decisão da medalha de bronze, as meninas do Colégio Santa Terezinha, de Guarapuava, venceram o Colégio Estadual Arthur Azevedo, de São João do Ivaí por 2 sets a 1 (25x23, 23x25 e 15x09).
No tênis de mesa a dupla feminina da Escola Estadual Núcleo Res Pindorama conquistou o título de campeão no torneio de duplas com Andriza Maria Shell e Evelin Padilha. Gabrielle e Isabelle Egoshi, da mesma escola garantiram a medalha de prata. A dupla Luana Lima e Sucastell Perreira levaram a medalha de bronze. Já no masculino os irmãos gêmeos Gabriel e Gustavo Nakamura Miura, do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, de Maringá, ficaram com o ouro. Com esse resultado os irmãos, que também faturaram o ouro e a prata no individual, garantiram o título para o Colégio.
O Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças, de Ponta Grossa, no masculino e o Centro de Excelência e Educação, de Palotina, no feminino, foram os campeões do vôlei de praia. No masculino título para os atletas Lucas Romero e Gustavo Tamura. No feminino, a dupla Juliana e Gabriela (Caroline) do Ceeduc, de Palotina ficaram com o ouro.
Na somatória geral da competição de xadrez que envolve a categoria relâmpago, rápido e convencional no naipe masculino, o primeiro lugar foi do Colégio Sepam, de Ponta Grossa, seguido pelo Colégio Estadual Paulo VI, de Boa Vista de Aparecida, e do Colégio Estadual Marechal Rondon, de Campo Mourão. No feminino a Escola Municipal Caic Candido Portinari, de Curitiba ficou com o título. O segundo lugar foi para o Colégio Estadual de General Carneiro, de Roncador, seguido do Colégio Sepam de Ponta Grossa.
A competição de natação colocou o Colégio Positivo, de Curitiba, em primeiro na classificação final masculina, com 135 pontos. A segunda colocação ficou com o Colégio Marista Pio XII, de Ponta Grossa, com 77 pontos. Em terceiro lugar ficou o Colégio Dom Bosco, de Curitiba, com 71 pontos. No feminino o campeão foi o Colégio Bom Jesus, de Curitiba, com 142 pontos. O Colégio Estadual Marista Paranaense, de Curitiba, fez 65 pontos e ficou com o troféu de vice-campeão geral. Na terceira colocação ficou o Colégio Santa Maria, de Cascavel, com 38 pontos.
Na classificação final do judô feminino, o Colégio Estadual Procópio Ferreira Caldas, de Pinhão, ficou em primeiro. Em segundo, ficou o Colégio Estadual Padre Claudio Morelli, de Curitiba, e o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cambe, ficou em terceiro. No masculino, o Colégio Bom Jesus, de Curitiba, ficou com o título, o Colégio Estadual Procópio Ferreira Caldas, de Pinhão, ficou em segundo e o Colégio Dom Bosco, de Curitiba, em terceiro.
JOGOS DA JUVENTUDE - O campeão em cada modalidade coletiva garante vaga nos Jogos Escolares da Juventude, antiga Olimpíadas Escolares. Nas modalidades individuais, os campeões de cada prova/aparelho/categoria são os representantes do Paraná. Este ano o evento nacional na categoria B, 12 a 14 anos, acontece entre os dias 5 e 14 de setembro em Natal, Rio Grande do Norte.