José Pacheco em Curitiba para bate-papo sobre educação 05/08/2013 - 17:00

O educador português José Pacheco estará em Curitiba no próximo dia 8 de agosto para lançamento do livro Crônicas Educação, textos de sua autoria que explicitam sua inconformada visão sobre a construção social chamada Escola. Na ocasião o autor participa de um bate-papo medidado pelo jornalista da Gazeta do Povo José Fernandes.

O evento voltado a professores e pedagogos acontece às 20h, no Teatro Regina Vogue, no Shopping Estação, tem entrada franca, porém limitada a capacidade do espaço.

LIVRO – Organizado pelo professor Samuel Ramos Lago e publicado pela Nossa Cultura, esse projeto editorial reúne 30 escritos do autor, nos quais fala desde sua visão sobre o papel das avaliações escolares até os sete pilares da educação – conhecer, fazer, ser, conviver, aprender a desaprender, aprender a desobedecer e aprender a desaparecer.

Pacheco nasceu em Portugal, em 10 de maio de 1951. Este genial “miúdo” tinha apenas 25 anos quando iniciou o Projeto da Escola da Ponte. Um jovem sonhador que sempre acreditou que a mente humana, uma vez dilatada por uma ideia, nunca volta às suas dimensões originais. Hoje residindo no Brasil, ele presta orientação técnico-pedagógica para mais de cem escolas que também sonham em sair da mesmice predominante.

Por meio desta obra, ele convida políticos, educadores, coordenadores e diretores, a refletirem por que razão os professores das escolas brasileiras não estudam devidamente autores como Brecht, que confirma a existência de seres inspirados – e chamados indispensáveis – que viveram “na contramão da História”, aprendendo a surfar no dilúvio de lixo cultural em que a sociedade se afundou.

Segundo o autor, “talvez isso os condene a um praticismo inconsequente, que adia a reconfiguração das escolas e compromete o futuro do país. Porque o Brasil parece padecer de algo que Nelson Rodrigues chamou de síndrome do vira-lata: admira e imita modas vindas de fora; despreza aquilo que é seu”.

SOBRE O AUTOR – Especialista em Música e em Leitura e Escrita, José Pacheco é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Coordena desde 1976 a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos estudantes. É autor de livros e de diversos artigos sobre educação, definindo-se como "um louco com noções de prática".

SERVIÇO
Dia: 8/8/13
Horário: 20h
Local: Teatro Regina Vogue, Shopping Estação - Curitiba

GALERIA DE IMAGENS