MEC destaca ações de formação continuada da Secretaria da Educação 01/02/2010 - 17:37

As ações de formação continuada desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) foram destacadas como referência para o país por Helena Costa Lopes de Freitas, coordenadora geral de Formação de Professores da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). A representante do MEC veio a Curitiba participar da reunião do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente realizada nesta sexta-feira (29).
“O Paraná tem uma experiência histórica no campo da formação continuada e a marca é olhar para o que a escola produz, como os professores se articulam e se organizam para poder compor uma política de formação”, ressaltou a coordenadora geral.
Durante o evento, a Seed apresentou o que vem sendo realizado desde 2003 em relação à formação de professores, pedagogos e funcionários da educação. Entre as ações estão a formação itinerante, reuniões técnicas e específicas e a produção de material de apoio, além do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).
Todas estas medidas de formação são resultado da política de valorização dos profissionais da educação, concretizada pelo plano de cargos e salários dos professores e dos funcionários. “O plano define que os avanços na carreira sejam realizados por meio da formação e não pelo tempo de serviço”, explicou a secretária da Educação Yvelise Arco-Verde.
A representante do MEC ainda lembrou da experiência de formação continuada realizada pelo PDE com os professores da rede estadual de ensino. “O Paraná é uma referência para muitos estados em termos de políticas de formação. Trazer as universidades para pensar de forma conjunta sobre a formação continuada é um exemplo”, disse.
O Programa oferece, a cada ano, 2.400 vagas para o curso de capacitação dos professores da rede estadual de ensino que tem a duração de dois anos. Ele é voltado para realidade do ensino básico estadual. A certificação do curso é promovida junto às universidades estaduais. Em 2009, o programa envolveu 4.800 professores da rede estadual de ensino e cerca de mil professores de instituições públicas federais e estaduais de ensino superior.
Ainda participaram da reunião representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato).