MEC realiza capacitação para implantação de escolas cívico-militares no Paraná 26/06/2020 - 17:12
Entre os dias 22 e 26 de junho, equipes dos Colégios Estaduais Tancredo De Almeida Neves em Foz do Iguaçu, Cataratas e Julia Wanderley em Cascavel e José A Chirelli em Rolândia, fizeram reuniões on-line com a equipe da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) para a capacitação junto ao Ministério da Educação (MEC) para as Escolas Cívico-Militares.
As reuniões foram ministradas a técnicos da Secretaria de Educação do Paraná, além de diretores e coordenadores pedagógicos das escolas.
O MEC é responsável pela implantação do modelo cívico-militar e nessas especificamente, chamadas Autofomentadas, foram instruídos pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) nas áreas de gestão educacional, didático-pedagógica e administrativa; além de outros temas, como o papel dos militares nas escolas, comunicação e a implantação do Programa.
Essas reuniões foram positivas para a Seed e tem um potencial de aprendizado com os oficiais militares.
A capacitação foi um pedido da própria Seed e realizado totalmente on-line. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, estabelecido pelo Ministério da Educação por meio do Decreto no 10.004, de 5 de setembro de 2019, prevê ações destinadas ao fomento e ao fortalecimento das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Até o fim do ano, 54 escolas cívico-militares devem ser implantadas em todo o Brasil, sendo 216 ao todo, até 2023.