Mais Educação movimenta escolas do NRE de Apucarana 13/08/2011 - 08:30

Mais Educação movimenta escolas do NRE de Apucarana

As atividades do Programa Mais educação têm movimentado cinco escolas atendidas pelo Núcleo Regional de Educação de Apucarana. Os trabalhos desenvolvidos no contraturno são escolhidos pela direção, equipe pedagógica e comunidade escolar. “As atividades vêm sendo bem aceitas pelo alunado e a equipe pedagógica já vê grande diferença tanto no comportamento quanto no aprendizado dos estudantes, no turno regular de estudos”, disse Edna Antoniassi, responsável no Núcleo pelo programa.
Na regional, participam do programa Colégio Estadual Prefeito Carlos Massaretto, Colégio Estadual Nilo Cairo, Colégio Estadual São Bartolomeu, Colégio Estadual Tadashi Enomoto e Colégio Estadual Vale do Saber, todas do município de Apucarana. Em Jandaia do Sul, outras duas estão em processo de implantação – Colégio Estadual Carlos de Campos e Colégio Estadual Unidade Polo.
Cada escola pode ofertar no mínimo cinco e no máximo seis atividades, de acordo com a afinidade e necessidade dos educandos. Em Apucarana, são ofertadas as seguintes atividades: dança, horta escolar orgânica, desenho, karatê, percussão, matemática, pintura, judô, letramento, informática, tênis de mesa, xadrez, basquete, voleibol, banda fanfarra, software educacional e flauta doce.
A ampliação do tempo de permanência do aluno da escola promove o desenvolvimento socioeducativo. “Há uma maior motivação dos alunos, eles estão mais participativos e responsáveis”, afirmou Aparecida Malavazzi, diretora do Colégio Estadual Vale do Saber, um dos primeiros a participar do programa em Apucarana.
No colégio são ofertadas as oficinas de letramento, dança, informática, tênis de mesa e flauta doce. “A música desenvolve a concentração e a dança é uma excelente atividade corporal. Os monitores são excelentes. Isso tem ajudado no desenvolvimento dos alunos”, disse a diretora.
Maria Regina Poloni, é diretora do Colégio Estadual Prefeito Carlos Massaretto, o programa contribui para uma maior socialização dos alunos. “A maior parte dos alunos ficavam ociosos em casa, agora eles participam das atividades. Com isso, melhorou o desempenho em sala de aula, estão mais cooperativos e os pais veem mais à escola, querem saber o que os filhos estão fazendo”, comentou a diretora.
Aluna da 5ª série do colégio Carlos Massaretto, Mariana Marina Pinheiro Gomes Ferreira, participa de todas as seis oficinas ofertadas: desenho, jogos matemáticos, dança, karatê, basquete e horta escolar orgânica. “Adoro participar de todas as oficinas, principalmente da oficina de dança. Desde pequena sempre gostei de dançar. Com essas atividades, faço muitas amizades”, relatou a aluna.
O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº. 17/2007 e aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas em horário de contraturno. O objetivo é proporcionar atividades para melhorar o ambiente escolar. O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação, disponibiliza docentes para o desenvolvimento das atividades e monitores para auxiliar no atendimento aos estudantes.