Mais de 650 pessoas participam do seminário de formação de educadores da EJA Fase I 29/04/2009 - 17:10
O Seminário de Formação de Educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fase I, promovido pela Secretaria da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação e Trabalho (DET), tem como objetivo apresentar o Material Didático de Apoio Fase I. O evento conta com 650 participantes entre secretários municipais de Educação, coordenadores e educadores desta modalidade de ensino. O seminário aconteceu nos dias 28 e 29 de abril, no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.
A coordenadora da EJA, Andréa de Lima Kravetz, do Departamento do Trabalho da Seed, comentou que também era objetivo do seminário permitir uma reflexão a respeito da importância de ofertar a EJA Fase I para os municípios paranaenses. “Isto propicia o fortalecimento da parceria entre Estado e municípios, não somente no sentido de ofertar a escolarização, mas de garantir que todos os educandos da EJA sejam motivados a avançar no processo educativo”, afirma.
Kravitz disse ainda que existem outras ações da Secretaria ainda para 2009, como a formação continuada para educadores da EJA, a realização de cursos a distância de formação de professores, a produção de material de apoio baseado nas experiências dos educadores e de cadernos temáticos para educadores e equipes de ensino dos municípios, além da disponibilização do material de apoio produzido pela Secretaria de Ação Continuada da Educação de Jovens e Adultos e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC).
Acontecerão também encontros nos Núcleos Regionais de Educação entre representantes municipais da EJA Fase I e do Programa Paraná Alfabetizado para melhorar a articulação de ações entre a Seed e os municípios. “Os encontros objetivam desenvolver estratégias de encaminhamento dos educandos egressos do Programa Paraná Alfabetizado e sua acolhida nas turmas da EJA Fase I”, ressalta Kravetz.
Roberto Catelli Júnior, coordenador de projetos da EJA do Ação Educativa de São Paulo, e palestrante no evento explica que a modalidade de ensino é uma proposta de inclusão digital, oferecendo o acesso à educação ao longo da vida. “É um direito se educar em qualquer momento da vida”. Ele comenta que o material didático de apoio é um ponto de partida que viabiliza o processo de ensino. “Se bem utilizado, torna-se uma alavanca, desde que exista um projeto de trabalho adequado ao público”, diz.
O secretário municipal da educação de Porto Barreiro, Joaquim Gonçalves Costa, destaca a parceria e o interesse por parte da Seed em auxiliar no encaminhamento de propostas para os trabalhos realizados na EJA Fase I com os municípios. “A articulação com o Estado foi pensada em ações integradas para responder às demandas que existem na EJA”, conta.
Ele ainda ressalta a importância do seminário. É um momento para se refletir sobre a nossa responsabilidade enquanto gestor público, resgatando esta dívida histórica que temos com os jovens e adultos”, afirma o secretário. Para Costa, a elaboração e disponibilização do material específico para EJA fase I apresentam três aspectos importantes. “Primeiro, o material é resultado de pessoas que vivenciam o processo; segundo, a proximidade entre a vida do aluno e o contexto; e terceiro, um olhar que amplia o conceito de Educação”, fala o secretário.
Para Silvia Genari Barlati, diretora e coordenadora da EJA da Escola Municipal São José, em Cambira, a elaboração de um material por parte dos próprios professores é importante porque contempla a realidade dos alunos. “Para nossa realidade, o material atende às necessidades dos alunos, e sendo muito bem utilizado, vai preencher, e será mais uma ferramenta para ensinar”. Ela ainda relata a necessidade de um trabalho diferenciado com os estudantes da EJA. “Os alunos precisam ser cativados para estudar, tendo este material, eles podem se sentir mais motivados para estudar”, diz.
Aparecida da Silva Dias, aluna da EJA Fase I da Escola Municipal São José, em Moreira Sales, destaca a qualidade do material didático de apoio. “O livro é bonito, gostoso de ver e de ler, ensina bastante coisa, mas tem que ter também bastante força de vontade para estudar”, diz. Ela veio de outro estado, e conta que um dos estímulos para voltar a estudar foi a facilidade de se conseguir locais de ensino no Paraná. Dona Aparecida foi convidada para o seminário representando os educandos da EJA, e declamou um poema de sua autoria.
Durante o seminário, também será apresentado e disponibilizado o Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere Web) que foi desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) que permite a inserção de matrículas de todos os educandos da EJA Fase I dos estabelecimentos de ensino que ofertam a modalidade em nos municípios do Paraná.