Matrículas abertas para AETE a partir de 05 de fevereiro 31/01/2020 - 21:02

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) autorizou a abertura de turmas no âmbito do Programa Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo (AETE), voltado aos estudantes entre 12 e 17 anos da rede estadual de educação. Em 2020, as AETEs serão ofertadas em cerca de 850 instituições de ensino e deverão beneficiar diretamente mais de 30 mil alunos. 

A AETE tem como objetivo proporcionar a prática de modalidades esportivas no conta turno escolar, prioritariamente para estudantes em situação de vulnerabilidade social, auxiliando na formação integral dos jovens e reforçando o sentimento de pertencimento e apoio da comunidade escolar. A AETE também estimula a participação dos alunos nos Jogos Escolares do Paraná, que tornaram o Paraná uma potência no Desporto Escolar ao alcançar o título de vice-campeão dos Jogos Escolares da Juventude. 

As turmas de AETE são divididas em modalidades individuais e coletivas, disponibilizadas de acordo com a grade de modalidades dos Jogos Escolares. As modalidades ofertadas são: basquete, futsal, futebol, handebol, voleibol, atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e ginástica rítmica.  

As escolas contempladas foram definidas a partir de critérios estabelecidos pela Seed em conjunto com técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação, levando em consideração número de estudantes por turma, participação nos Jogos Escolares do Paraná, número de professores e acompanhamento pedagógico no Sistema Celepar. 

MATRÍCULAS – As matrículas para o programa começam no dia 05 de fevereiro, primeiro dia letivo de 2020, e vão até 17 de fevereiro. As matrículas deverão ser efetuadas pelas instituições contempladas no Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE). As atividades começam no início de março.