Medalhistas da OBMEP recebem premiações nas regionais 26/08/2016 - 14:20
Os estudantes que conquistaram as medalhas de prata e de bronze da 11º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2015 foram premiados em oito eventos descentralizados, realizados desde junho. Ao todo, o Paraná obteve 85 medalhas de prata e 188 de bronze, além de 1.427 menções honrosas. Secretarias municipais, escolas e professores também foram premiados.
A participação na OBMEP é um incentivo de estudos a estudantes e professores nas escolas. “A olimpíada promove novos olhares para a disciplina de matemática nas nossas escolas. É uma grande oportunidade para aprimorar práticas pedagógicas que contribuem para um ensino de qualidade”, destacou a superintendente da Educação, Fabiana Campos.
As premiações descentralizadas foram realizadas nos municípios de Pato Branco, Londrina, Maringá, Curitiba, Ponta Grossa, Goioerê, Quedas do Iguaçu, Francisco Beltrão, Paranavaí, Toledo, Cascavel, Umuarama e Medianeira. No Paraná, a OBMEP contou com a parceria e o apoio a Companhia Paranaenses de Energia (Copel), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Para o estudante medalha de prata Caio Fernando de Carvalho, do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual José Bonifácio, em Anahy, a olimpíada estimula ainda mais os estudos. “É uma oportunidade de entrar em contato com a matemática de forma mais intensa do que na escola. Estou muito feliz por ser o primeiro medalhista da escola e do município”, afirmou.
Cleonice Salateski Simão é mãe do Felipe, do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, em Cafelândia. Ele obteve uma medalha de bronze na última edição da competição. “É uma grande satisfação ter um filho medalhista em uma olimpíada tão grande, que envolve tantos alunos. E isso é muito interessante porque ele se sentiu valorizado. Eu me sinto muito feliz em saber que ele está sendo valorizado por seus talentos dentro da matemática”, disse.
Nesta OBMEP os estudantes paranaenses conquistaram outras 36 medalhas de ouro. A cerimônia de entrega para o ouro será realizada em evento nacional no Rio de Janeiro, ainda neste segundo semestre. As secretarias municipais de ensino premiadas são as de Araucária e a de Curitiba.
OBMEP - A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o objetivo de incentivar o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Outro destaque é o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), destinado aos alunos medalhistas do evento. O programa busca despertar o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.
Ao longo de suas onze edições, a Obmep ofereceu para mais de 36 mil alunos a oportunidade de estudar a disciplina por um ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de outros mais de 1,8 mil estudantes participaram do programa como ouvintes.