Merenda é tema de encontro com técnicos em Curitiba 19/06/2013 - 11:38

Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED) responsáveis pela merenda escolar nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) participam de uma reunião nesta terça e quarta-feira (18 e 19) em Curitiba. O encontro, organizado pela Diretoria de Infraestrutura e Logística, servirá como balanço das ações de alimentação escolar neste primeiro semestre e adiantar algumas normativas para o próximo ano.

“O cenário da alimentação escolar no Paraná mudou muito nestes dois anos, com mais diversificação de produtos, qualidade e uma forte participação da agricultura familiar. São transformações que trazem novas demandas e técnicas diferentes. Quem está na ponta, cuidando do dia a dia das escolas, precisa de mais capacitação, e acima de tudo, contar das necessidades e também do que está dando certo”, afirma a diretora da Secretaria de Educação, Márcia Stolarski.

No encontro, cada um dos 32 técnicos relatou dificuldades e as boas práticas que a nova merenda está proporcionando às escolas estaduais. Todos foram declararam que a merenda melhorou significativamente, e é motivo de elogio entre as comunidades escolares. Uma das maiores demandas é aumentar as capacitações para as merendeiras.

“Nunca vi uma merenda de tão boa qualidade. São muitos produtos frescos e as merendeiras precisam de mais capacitação para preparar as refeições”, afirmou a técnica do Núcleo de Foz do Iguaçu Lilia Aparecida Pinto.

Alguns Núcleos estão organizando cursos. Em Goioerê, merendeiras de 39 escolas da região participaram no começo deste mês de um curso sobre uso de polpas de frutas em receitas para a alimentação escolar. Outra iniciativa é a organização anual de um concurso para valorizar a criatividade das merendeiras das escolas atendidas pelo Núcleo.

Segundo a diretora, a Secretaria já está elaborando um plano de capacitação para todas as merendeiras da rede estadual. O curso será feito no próximo semestre. “Independente desta ação geral, cada Núcleo pode e deve fazer iniciativas locais descentralizadas”, destacou Márcia.

EQUIPAMENTOS - As cozinhas das escolas também passam por reformulação. Além de obras de ampliação e de adequação, muitas estão sendo equipadas com freezers para armazenagem de produtos. A Secretaria começou a substituir enlatados, principalmente carnes, por congelados e os equipamentos são importantes para segurança alimentar.

Durante o encontro serão repassadas informações sobre as normativas para os produtos congelados, e da agricultura familiar. Transporte escolar, matriculas e outras demandas técnicas também foram tratadas no encontro.

GALERIA DE IMAGENS