Merendeiras do Oeste fazem curso sobre polpa de frutas 26/04/2013 - 10:50
Merendeiras de 60 escolas estaduais da região Oeste do Paraná participam de um curso gratuito sobre o uso de polpa de frutas em receitas de tortas, bolos e outros alimentos. O treinamento é oferecido pela Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e Região (Coaprocor), que integra o programa de agricultura familiar na merenda escolar.
O curso ministrado pela tecnóloga em alimentos Gislaine França começou na segunda-feira (22) e prosseguirá até esta sexta-feira (26). As merendeiras das escolas estaduais participaram do curso nos municípios-pólo de Cascavel, Vera Cruz do Oeste, Corbélia e Cafelândia.
Em Cascavel, o treinamento aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Pedro Boaretto Neto. Em Vera Cruz do Oeste, as merendeiras reuniram-se no Colégio Estadual Marquês de Paranaguá. Na quinta-feira foi a vez do Colégio Estadual Duque de Caxias, no município de Corbélia e nesta sexta-feira será em Cafelândia, no Colégio Estadual Alberto Santos Dumont.
Além das várias formas de usar a polpa de fruta, as merendeiras também aprenderam como aproveitar melhor os demais alimentos da agricultura familiar que atualmente integram o cardápio da merenda das escolas estaduais do Paraná.
Para a merendeira Marinês Machado, do Colégio Estadual Brasmadeira, de Cascavel, o treinamento foi ótimo. “Aprendi a fazer várias receitas aqui, coisas que nem sabia que poderiam ser feitas com a polpa de frutas”, disse.