Móveis das escolas passam por teste de qualidade 12/06/2014 - 12:30

Os móveis e equipamentos usados pelos alunos nas escolas estaduais do Paraná passam por testes e análises antes de serem comprados pela Secretaria de Estado da Educação. Uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Secretaria garante a qualidade dos móveis novos que chegam as 2,5 mil escolas estaduais e conveniadas do Paraná.

Quando são feitas as licitações para compras de mobiliários e equipamentos, a Secretaria da Educação elabora o edital com todas as especificações técnicas que os móveis e equipamentos devem ter. A empresa vencedora é aquela que apresenta o menor preço. Antes de o contrato ser assinado, o Tecpar faz a análise dos produtos, para ver se todas as especificações técnicas exigidas no edital são cumpridas nos móveis.

Amostras são enviadas para os laboratórios do Tecpar onde são analisados tipo de aço e de outros materiais usados nas carteiras e cadeiras, peso, resistência, pintura, tamanho, ergonomia, montagem e funcionamento dos equipamentos. Todo material comprado pela Secretaria para as escolas passa por esse tipo de teste. Desde refrigeradores, freezers, fogões até os pratos, canecas e talheres usados nas cozinhas das escolas.

Essas análises garantem maior durabilidade aos móveis e a garantia que todas as especificações técnicas exigidas nos editais de licitação foram cumpridas pelas empresas contratadas.

Se o produto não estiver de acordo com as qualidades exigidas, a empresa tem a chance de enviar outro protótipo. Se ainda assim falhar, a empresa é desclassificada e a segunda colocada é chamada. Esse processo acontece até que o produto com as especificações necessárias seja encontrado, respeitando a ordem do menor preço.

A coordenadora de Materiais e Suprimentos da Secretaria da Educação, Irian Teresinha Marques, afirma que o trabalho junto com o Tecpar é fundamental para garantir a qualidade dos produtos comprados para as escolas. “Não assinamos o contrato com as empresas antes do parecer do Tecpar. Isso evita vários problemas e reduzimos os gastos, pois só compramos material com qualidade comprovada”, afirmou.

Os móveis que seguem para o Litoral e para algumas regiões do Interior com muito calor, por exemplo, precisam ter uma resistência maior. O gerente do laboratório de metal-mecânica do Tecpar, Ladislau Nelson Zempulski, explica que as cadeiras que seguem para o Litoral precisam ter aços fosfatizados e uma pintura mais resistente. “Tudo isso é testado nos nossos laboratórios. Todos esses testes vão conferir se os móveis cumprem as especificações dos editais. Isso vai garantir que o móvel vai durar mais e os alunos terão certeza que vão usar materiais ergonomicamente corretos, sem pontas cortantes, nada que prejudique o crescimento da criança”, garantiu Nelson Zempulski.

Com as especificações técnicas comprovadas, a qualidade dos móveis está garantida. “Temos exemplos de materiais que foram licitados há 15 anos e ainda estão sendo usados em bom estado de conservação. Para nós como cidadãos é bom sabermos que os recursos estão sendo bem investidos”, definiu Nelson Zempulski.

INVESTIMENTOS - A Secretaria de Estado da Educação, com o programa Renova Escola, está investindo R$ 19,6 milhões na compra de novos móveis para as 2,5 mil escolas estaduais e conveniadas do Paraná. Os recursos são do próprio Estado.

Os novos móveis começaram a ser entregues no mês maio e seguem até agosto. Para os móveis serem trocados são levados dois critérios em consideração: o estado de conservação e o tempo de vida útil do bem. Em dois anos, de 2011 a 2013, o Programa Renova Escola trocou 25% dos conjuntos escolares (carteiras e cadeiras) das escolas.

Somando os recursos federais do Plano de Ações Articuladas (PAR) do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) já foram investidos mais de R$ 43,1 milhões, desde o início de 2013, na compra de novos móveis para as escolas estaduais.

Somente em 2014, até o fim do ano chegarão às escolas 285 mil novos mobiliários, entre carteiras, cadeiras, fornos, armários, freezers, mesas, armários, fogões e outros.

GALERIA DE IMAGENS