Município de Paranapoema é declarado Território Livre de Analfabetismo 18/05/2010 - 13:35

Nesta segunda-feira (17), o município de Paranapoema (Noroeste do Paraná) foi declarado Território Livre do Analfabetismo. Essa é a 12ª cidade paranaense contemplada com essa declaração. Cerca de 800 pessoas entre alunos, professores, autoridades e representantes de instituições parceiras participaram da caminhada pelas principais ruas e da cerimônia oficial que aconteceu no Ginásio de Esportes Delziro Delazari.
“Superar o analfabetismo em Paranapoema representa a afirmação de todos os trabalhadores jovens, adultos e idosos que ainda não eram alfabetizados, hoje o município pode ter orgulho de dizer que é território livre do analfabetismo”, o chefe do Departamento da Diversidade, Wagner Roberto do Amaral. O município de Paranapoema é composto, em sua maioria, por trabalhadores bóias-frias. “Nossa tarefa foi alfabetizar refletindo e nunca esquecendo da difícil realidade vivida nas lavouras de cana, lugar de trabalho de muitos dos nossos educandos alfabetizados”, ressaltou Wagner.
Paranapoema tinha um dos maiores índices de analfabetismo do Paraná. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2000 a taxa de analfabetismo na cidade era de 20,98%. Com o programa Paraná Alfabetizado atuando desde 2004, essa taxa foi reduzida para 1,36%, tornando o município território livre do analfabetismo.
“Educação é o maior bem que uma pessoa pode trazer consigo durante sua vida, e nós somos privilegiados porque temos no Paraná um governo comprometido e atuante nessa questão. Hoje é um dia de muito orgulho para todos nós de Paranapoema, graças ao trabalho de toda comunidade esse sonho se tornou realidade”, disse o prefeito Hélio de Souza Ramalho.
Durante a cerimônia, Augusta Anacleto Ferreira, de 88 anos, alfabetizanda mais idosa do município recebeu uma lembrança das mãos de sua filha, a professora que está há mais tempo no programa, Maria de Jesus Ferreira Rodrigues. Maria de Jesus, conhecida carinhosamente como ‘Fia’ é muito popular na região. Mãe de quatro filhos, avó de três netos, ex-bóia-fria só teve a oportunidade de estudar até a 6ª série, quando criança, voltou aos bancos escolares, concluiu seus estudos e se formou em Pedagogia. Hoje trabalha no projeto Círculos de Leitura – projeto destinado aos alunos jovens, adultos e idosos egressos do programa Paraná Alfabetizado que auxilia nas práticas da leitura e da escrita para que os mesmos tenham incentivo para continuar os estudos.
Atualmente ela auxilia 32 alunos, durante quatro dias da semana. Além deste trabalho, ‘Fia’ também é uma das autoras do livro de fotos Poesia das Imagens e Poesia das Palavras, livro elaborado por vários trabalhadores rurais que está sendo produzido pela Secretaria de Estado da Educação. “O livro reúne uma série de fotografias e poemas de cortadores de cana que foram alfabetizados pelo programa Paraná Alfabetizado”, disse Maria de Jesus. Ela conta que durante o expediente de trabalho aproveitava as poucas horas de folga para ensinar os colegas do canavial. “Eu tive o privilégio de participar desse belíssimo projeto, graças a ele conclui meus estudos e conquistei minha faculdade. Quero ensinar cada vez mais”, contou.
Participaram da cerimônia, o chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, Saul Bogoni, Secretária Municipal de Educação, Fátima dos Santos Costa Iwasse e demais autoridades da região.
Além de Paranapoema, serão declarados territórios livres do analfabetismo os municípios de: Flórida, Japira, Nova Aliança do Ivaí, Porto Rico, Santa Mônica, São Jorge do Oeste, Serranópolis do Iguaçu, Itaipulândia, Sulina, Paulo Frontin, Maripá, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Santa Cecília do Pavão, Rancho Alegre, Leópolis, Cafelândia, Iguatu, Iretama, Pérola do Oeste, Bela Vista da Caroba, Pranchita, Pinhal de São Bento e Bom Jesus do Sul.
As Cerimônias de Declaração de Território Livre do Analfabetismo irão até o mês de julho. Até o final de 2010 serão declarados mais 117 municípios.