Municípios recebem material para formação de leitores 08/06/2012 - 08:00

Começaram a ser entregues os materiais disponibilizados pelo Projeto Trilhas para Secretarias Municipais de Educação e escolas de 47 municípios do Paraná contemplados.

Entre eles, Espigão Alto do Iguaçu e Cantagalo, atendidos pelo Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, receberam parte do conjunto de materiais para formação de leitores, composto por livros de literatura infantil, jogos, cadernos de estudos e orientações aos professores.

Todos os livros são títulos escolhidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que favorecem a articulação da literatura dentro da organização curricular. O projeto é fundamentado em dois eixos: alfabetização e letramento e formação continuada. O letramento é feito a partir de atividades lúdicas, todas com base nos textos trabalhados.


Foto: Giuliano Gomes/SEED

Após receberem todo o material, cada município fará uma reunião com diretores e pedagogos para repassar informações sobre sua utilização. “Os alunos precisam estar alfabetizados e letrados até o 3º ano do ensino fundamental e o projeto contribui para essa inserção na cultura escrita”, explicou Edilson José Krupec, responsável pelo Trilhas na Secretaria de Estado da Educação.

Até o final deste mês, os kits com o material do Projeto Trilhas deverão ser entregues em todas as escolas que possuem turmas de 1° ano do Ensino Fundamental no Estado. Inicialmente, será disponibilizado um kit para cada 80 alunos.

O material será distribuído exclusivamente para escolas públicas e o trabalho pedagógico subsidiado por uma Rede de Ancoragem Nacional, com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e professores universitários, que realizarão encontros de formação continuada. Ao todo, serão mais de 1.700 kits distribuídos a 1.056 escolas participantes a fim de propiciar o acesso das crianças ao mundo letrado.

TRILHAS - O projeto é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Natura e a Comunidade Educativa Cedac destinado a crianças de seis anos e elaborado para apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, oportunizando o acesso à literatura infantil e à cultura escrita. A intenção é contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das crianças com vistas à melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

GALERIA DE IMAGENS