Museu da Escola Paranaense apresenta Educação Patrimonial 25/08/2016 - 13:40

Diretores, chefes de Núcleos Regionais da Educação (NREs), representantes do Arquivo Público, do Museu Paranaense e da Secretaria de Estado da Educação (SEED) se reuniram nesta quarta-feira (24), na Escola Estadual D. Pedro II, em Curitiba, para a apresentação do Museu da Escola Paranaense (MEP) e a Educação Patrimonial. Durante o evento, organizado pelo Museu da Escola Paranaense, também foi apresentado à comunidade escolar o novo coordenador do MEP, Cláudio Luís Nascimento Ogliari.

Ogliari apresentou as novas propostas de Educação Patrimonial e criação dos Centros de Memória dos estabelecimentos de ensino, parceria com o Museu Paranaense para restauro e conservação, com o Arquivo Público para Gestão Documental e com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o desenvolvimento de projetos pedagógicos.

O coordenador do MEP explicou que o Museu da Escola Paranaense é uma instituição educacional pedagógica, científica e cultural que tem como objetivos sensibilizar a comunidade escolar na importância da Preservação e Educação Patrimonial.

Os chefes de Núcleo e diretores consideraram muito importante a preservação da memória e a reunião técnica realizada nesta quarta-feira. A chefe do NRE de Curitiba, Vivian Siqueira Cezar de Oliveira, destacou que as escolas tombadas se tornam icônicas em suas comunidades. Curitiba concentra boa parte dos Colégios tombados do Paraná, como o Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, o Colégio Estadual do Paraná, Colégio Estadual Lusímaco Ferreira da Costa, Colégio Estadual Tiradentes, Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva e a Escola Estadual D. Pedro II, onde foi realizada a reunião.

Já a Chefe do NRE de Paranaguá, Selma Camargo Meira, destacou a importância do resgate da memória de cada escola. “O olhar dos jovens é para o imediato, para o agora. É importante que eles conheçam as raízes, a história que está por trás daquela escola, o que ela representou, por que até a arquitetura de cada prédio é diferente, por exemplo. Nesse sentido, essas reuniões são muito proveitosas”, disse Selma. O NRE de Paranaguá tem cinco unidades tombadas, duas em Paranaguá e três em Antonina.

Ogliari destacou, ainda, a importância da Educação Patrimonial em todos os Estabelecimentos da Rede Ensino e reiterou que o MEP está à disposição para informações.

GALERIA DE IMAGENS