Mutirão de limpeza realizado em Cascavel 05/09/2011 - 11:40

Atividade no Colégio Estadual Jardim Interlagos é resultado das ações da Assessoria de Mobilização de Pais, Professores e Amigos da Rede Escolar .

Foto: Divulgação

Um mutirão de limpeza foi realizado, na última semana, no Colégio Estadual Jardim Interlagos, em Cascavel. A atividade contou com a participação de alunos, pais, professores e funcionários. O objetivo foi a recuperação física de determinados ambientes, criando um espaço agradável e motivador. Esta é uma das ações realizadas pela Assessoria de Mobilização de Pais, Professores e Amigos da Rede Escolar (Ampare).

A Ampare foi criada para viabilizar ações de mobilização integrando a comunidade em torno dos colégios estaduais com a vida cotidiana da escola. A intenção é fortalecer a gestão compartilhada em toda sua amplitude, com a mobilização da comunidade escolar. Na quarta-feira (31), a assessoria realizou uma reunião com os pais dos alunos para esclarecer os procedimentos que estão sendo adotados pela equipe técnica pedagógica que assumiu a direção da escola.

Para o chefe do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, professor Vander Piaia, as ações propostas por essa assessoria são de fundamental importância. “Durante a ação realizada no colégio, a intenção foi envolver os pais, ter uma escola aberta para a comunidade, motivar os funcionários e professores”, afirmou.

Na quinta-feira (01), os alunos retornaram às aulas e receberam orientações sobre as novas medidas disciplinares e pedagógicas. De acordo com a atual diretora, Zenilde Zoboli, durante a semana foram estabelecidas normas quanto à avaliação, postura profissional, relação interpessoal, disciplina dos alunos e comprometimento com a comunidade escolar, fundamentais para a credibilidade, a confiança e o respeito, necessários ao sucesso escolar. A Patrulha Escolar também realizou reunião com os professores e alunos, além de ser discutido o Regimento Escolar.

Zenilde comentou que os alunos lavaram e pintaram a escola, organizaram a dispensa, o laboratório e a biblioteca. Ela acredita esse trabalho de valorização do espaço escolar e dos alunos e professores, assim como o compromisso, a dedicação, a transparência e o diálogo, tornaram-se um marco para o novo trabalho a ser realizado no colégio. “Muitos pais estão elogiando as ações realizadas na escola. Inclusive três alunos faltosos retornaram às aulas. Para eles, foi feito um plano personalizado de atendimento para a reposição de conteúdo”, disse a diretora.

A aluna do 3º ano  do ensino médio Daiane Silva Davi comentou que o colégio melhorou bastante. “Participei do mutirão e acho que além de ter melhorado o ambiente físico, também melhorou o respeito entre alunos e professores. Hoje tem mais disciplina”, disse Daiane. Wilson da Silva, também aluno do 3º ano, tem visão semelhante. “Ajudei a limpar e a pintar a escola. Fizemos um letreiro com o nome da escola para ser colocado na entrada. Achei que houve bastante comprometimento dos alunos”, concluiu o aluno, que comentou que as novas regras disciplinares estão ajudando a manter a ordem no colégio.

Segundo Luci Aparecida Borges, professora de Língua Portuguesa e Inglês que atua há 12 anos no colégio, fazia tempo que os professores almejavam essas mudanças. “Agora pais e alunos têm perspectivas de melhorias. Os alunos gostaram das mudanças e estão orgulhosos da escola. Estamos todos bem otimistas”, afirmou Luci.

GALERIA DE IMAGENS