NOTA DE ESCLARECIMENTO 25/04/2012 - 18:50

Com relação ao movimento promovido pelo sindicato dos profissionais da educação, programado para ocorrer nesta quinta-feira (26), a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) esclarece que tem mantido negociação e constante diálogo com a categoria dos profissionais da educação. A prioridade deste governo é valorizar quem faz a educação do Paraná e um dos caminhos é melhorar ainda mais a remuneração dos profissionais da educação da rede pública do Estado.

O resultado deste trabalho, já se deu com o início da equiparação dos salários dos professores ao dos técnicos de nível superior do Estado, principal reivindicação da categoria, assumida como compromisso deste Governo. Desse processo resultou, além do aumento dado a todos os servidores em maio de 2011, de 6,5%, mais um aumento de 5,91%, totalizando um acréscimo de 12,79% aos vencimentos dos salários dos professores no ano passado.

Outro avanço na valorização dos profissionais da educação foi o chamamento e a contratação até o momento, nesta gestão, de 19.573 profissionais concursados. Somente no início deste ano, foram nomeados, 11.563 professores aprovados em concurso público para a rede estadual de ensino. Isso significa melhores condições de trabalho, nas unidades de educação da rede estadual, com mais estabilidade e garantia do plano de carreira.

A proposta da porcentagem referente à parcela da equiparação salarial dos professores deste ano está em negociação entre o governo e a categoria dos profissionais da educação. O compromisso assumido pelo Governo é efetivar o processo de equiparação salarial dos professores.

Outro assunto que está sendo dialogado e negociado com a categoria é a questão dos 33% da hora atividade do professor. Além disso, o Governo do Estado negocia o reajuste para os servidores do quadro geral do Estado, com reflexos para algumas categorias da Educação.

A Secretaria pretende avançar na negociação com a categoria, pautada no diálogo, de forma harmoniosa e transparente, preservando o direito da população ao acesso a uma educação de qualidade, um compromisso de todos nós, sempre valorizando os profissionais da educação. A Secretaria ressalta que o direito do aluno em ter acesso às aulas, de acordo com a Lei, deve ser respeitado, ao mesmo tempo, que transcorre o processo de negociação que envolvem avanços para a categoria dos profissionais da educação.

GALERIA DE IMAGENS