NRE Cascavel reúne profissionais da educação 14/02/2012 - 16:00

O Núcleo Regional de Educação de Cascavel realiza nessa terça-feira (14) reunião técnico-pedagógica do programa Salas de Apoio à Aprendizagem das disciplinas de Português e Matemática, da Secretaria de Estado da Educação (SEED). No evento, que vai até quinta-feira (16), debate os encaminhamentos metodológicos e a legislação que rege o trabalho desenvolvido nas salas de apoio.

Participam do encontro 480 pessoas entre os pedagogos e professores responsáveis pelas salas de apoio nas escolas estaduais. “Apesar de já saber de muitas coisas sobre a sala de apoio, a reunião é importante porque sempre nos traz alguma novidade”, disse a professora de Matemática que leciona no Colégio Estadual Antonio Franco Ferreira da Costa, de Guaraniaçu, Eliane Rosset.

A professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Carlos Gomes, de Iguatu, Eliza Rosa Roque Mina, iniciará os trabalhos com os alunos do programa neste ano. “Para mim, este momento está sendo válido, pois é a primeira vez que vou trabalhar com a sala de apoio”, afirmou.

Além da reunião, os professores deverão participar de cursos de capacitação ao decorrer do ano. A SEED está elaborando proposta para enviar aos Núcleos, que desenvolverão a formação continuada.
 

SALAS DE APOIO – O programa atende às dificuldades de aprendizagem de crianças que frequentam o 6º ou 9º ano do Ensino Fundamental. Esses alunos participam de aulas de Língua Portuguesa e...

 

Foto: Divulgação


SALAS DE APOIO – O programa atende às dificuldades de aprendizagem de crianças que frequentam o 6º ou 9º ano do Ensino Fundamental. Esses alunos participam de aulas de Língua Portuguesa e de Matemática, no contraturno, que têm a finalidade de trabalhar as dificuldades referentes à aquisição dos conteúdos nessas disciplinas.

Além de promover ações e eventos de capacitação para professores, diretores e equipe pedagógica, para esclarecer os objetivos do programa, a Secretaria o avalia constantemente para buscar melhor funcionamento e eficiência.

 

 

 

 

...de Matemática, no contraturno, que têm a finalidade de trabalhar as dificuldades referentes à aquisição dos conteúdos nessas disciplinas.

 

Foto: Divulgação


GESTORES – A Regional de Cascavel realizou ainda, segunda-feira (13), a primeira reunião técnica de trabalho com os diretores de escolas estaduais e conveniadas atendidas pelo núcleo. O evento, que contou com a presença de aproximadamente 130 pessoas, debateu temas que abordaram o papel do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), Programa do Desenvolvimento Educacional (PDE), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); entre outras orientações e informes relacionados ao trabalho dos gestores escolares.

Durante a reunião foi lançada o projeto Jovens Mudando a Realidade (Jomar) que consiste, inicialmente, no mapeamento pelas escolas ao redor da comunidade para descobrir dificuldades e desafios que podem ser trabalhados com todos os alunos, de forma a envolver essa mesma comunidade. “É um projeto que possibilitará estendermos o papel da escola à comunidade. Quanto mais a escola se abre, mais ela mostra seu papel social”, disse Vander Piaia, chefe do núcleo. O nome do projeto é uma homenagem ao professor Jomar Vieira Rocha, diretor do Colégio Estadual Consolata, falecido recentemente em um acidente automobilístico.

 

GALERIA DE IMAGENS