NRE Toledo recebe Saúde e Prevenção nas Escolas 13/10/2011 - 16:30
O Núcleo Regional de Toledo, em parceria com Secretaria de Saúde e do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), realizou o projeto "Saúde e Prevenção nas Escolas" (SPE), no início do mês. Participaram 350 pessoas de 10 dos 16 municípios atendidos pela Regional, resultando em um público de aproximadamente. Na programação houve palestra sobre gravidez na adolescência, uso indevido de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas, e direitos e deveres do adolescente.
De acordo com Dayana Brunetto, coordenadora da Educação das Relações de Gênero e Diversidade Sexual do Departamento da Diversidade (DEDI), é importante que as escolas promovam momentos de discussões e divulgação do SPE. “Envolver os jovens nessa discussão é fundamental, pois eles são protagonistas dessa história, numa perspectiva de respeito aos direitos sexuais e reprodutivos como direitos humanos".
Segundo Luiz Carlos Cameran , coordenador do DEDI no Núcleo de Toledo, o objetivo é implementar o SPE em todas as escolas e colégios da área de abrangência da regional. “Estes dois setores (educação e saúde) precisam caminhar juntos, especialmente no que diz respeito às políticas públicas para os jovens e os adolescentes", afirmou.
O SPE é desenvolvido pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde e tem apoio da UNESCO e do UNICEF. O objetivo central é promover a saúde sexual e a saúde reprodutiva entre os adolescentes e jovens, grupo mais vulnerável às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e às gravidezes não planejadas.