NRE Umuarama realiza evento de regional de xadrez escolar 18/05/2011 - 16:50
O Colégio Estadual Lourenço Filho, em Serra dos Dourados, distrito de Umuarama, recebeu na semana passada a 1ª etapa do 6° Circuito Regional de Xadrez Escolar (CREXE) realizado pelo Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE). O evento teve a participação de 350 alunos de 35 escolas das redes municipal, estadual, particular e escolas conveniadas atendidas pelo Núcleo.
A prática do xadrez desenvolve no aluno o senso de disciplina, tolerância e respeito. “O xadrez traz uma relação do aluno com ele mesmo. A prática do jogo se torna um momento de reflexão em que ele aprende a respeitar regras e a conviver com a vitória e com a derrota”, disse a coordenadora da disciplina de Educação Física do Núcleo, Solmara Castello Branco de Oliveira. Além de formar novos enxadristas a prática do jogo ajuda a desenvolver novos cidadãos. “A prática do xadrez contribui para toda a comunidade uma vez que ajuda a formar um cidadão mais respeitoso e educado”, explicou Solmara.
A atenção, criatividade, disciplina e o controle dos impulsos são elementos desenvolvidos no estudo do xadrez. “O projeto trouxe um benefício enorme para os nossos alunos e para a escola. Até um ano atrás os alunos não sabiam jogar, hoje eles participam e conquistam premiações em campeonatos regionais e estaduais, e isso os motiva muito”, disse Evandro Donini, professor de Educação Física do Colégio Lourenço Filho.
Jogar xadrez não significa apenas mover peças, mais que isso, ajuda o aluno a desenvolver a capacidade de tomar de decisões frente aos problemas, de análise de possibilidades e alternativas que solucionem essa situação. A prática ajuda os alunos a desenvolverem mais o raciocínio nas demais disciplinas, não apenas nas exatas, mas nas humanas também. “Depois que implantamos a prática do xadrez na escola o nosso IDEB pulou para o primeiro lugar na região noroeste”, conta professor Donini.
Hoje na escola Lourenço Filho a prática do xadrez divide espaço com o futebol entre as escolhas dos alunos. “Eu comecei a jogar na escola, antes eu não sabia jogar. Hoje sinto que o xadrez me ajudou bastante nas outras disciplinas e no convívio com os meus colegas”, conta o aluno Fábio Alves de Almeida da 8° série que ficou em segundo lugar na etapa realizada na escola.
O circuito de xadrez é realizado desde 2005 e a cada edição um município diferente recebe o evento. O circuito é dividido em seis etapas. Ema cada uma delas os alunos vão somando pontos, no final são selecionados os cinco melhores classificados de cada categoria que recebem uma premiação final.