NRE de Assis reúne escolas que aplicam Prova Brasil 20/09/2011 - 16:30

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Assis Chateaubriand reuniu na semana passada diretores e pedagogos de 14 escolas que aplicarão a Prova Brasil

 

Divulgação


O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Assis Chateaubriand reuniu na semana passada diretores e pedagogos de 14 escolas que aplicarão a Prova Brasil aos alunos da 8ª série da rede estadual de ensino. Mais de 30 pessoas participaram do encontro para discutir temas que envolvem o processo de avaliação. De acordo com a coordenadora pedagógica do Núcleo, Marineide Azevedo Dioto, houve grande participação dos diretores e pedagogos durante a reunião. “Eles opinaram, expuseram suas ideias e conceitos sobre a Prova Brasil, que não é uma avaliação voltada apenas aos resultados numéricos, mas pedagógicos”, disse.

Neste ano, aproximadamente 300 crianças deverão fazer a prova, que avaliará os conteúdos aprendidos no Ensino Fundamental (séries finais) das disciplinas de Português e Matemática. As escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas séries avaliadas também participarão da avaliação. A Prova Brasil, que acontece a cada dois anos, será aplicada de 07 a 18 de novembro, de acordo com cronograma do Ministério da Educação (MEC).

A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

São aplicados testes para alunos de quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e de terceira série do ensino médio. Além disso, os alunos preenchem um questionário socioeconômico e os professores e diretores das escolas avaliadas preenchem um questionário com dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir dos resultados da Prova Brasil, a Secretaria de Estado da Educação pode definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

 

GALERIA DE IMAGENS