NRE de Goioerê promove seminário sobre drogas, indisciplina, evasão e violência escolar 13/09/2010 - 18:12
O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Goioerê realizou, nos dias 9 e 10 de setembro, o “Seminário Integrado sobre Drogas, Evasão, Indisciplina e Violência na Escola”. O evento reuniu cerca de 120 profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Participaram diretores, pedagogos, conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos, policiais, secretários municipais de Saúde, secretários municipais de Educação, conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente e diretores da educação especial.
Segundo Sandro Cavalieri Savóia, coordenador do Desafios Educacionais Contemporâneos, da Diretoria de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Dppe/SEED) o seminário é um evento descentralizado, pensado e apresentado em reunião técnica aos 32 NREs do estado, no ano de 2009. “Tal metodologia tem proporcionado o debate e aproximação de demandas afins de diferentes setores da Secretaria de Estado da Educação, como a Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos, Coordenação de Gestão Escolar, Coordenação de Integração de Atividades Curriculares, Coordenação de Planejamento e Avaliação e Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional. Outro ganho tem sido a aproximação das instituições que compõe o Sistema de Garantia de Direitos, por meio do fortalecimento da Rede de Proteção Social”.
No evento houve palestra com o tema “Uma abordagem sobre drogas, evasão, indisciplina e violências na atualidade”, oficinas sobre drogas, a FICA (Ficha de Acompanhamento do Aluno Ausente), o PROEDUSE (Programa de Educação nas Unidades Socioeducativas) e violência. Também foi organizada uma mesa-redonda para que os participantes conhecessem os principais projetos e programas desenvolvidos pelo Estado e como a rede de proteção pode ser articulada para o atendimento da criança e do adolescente. O seminário propôs a criação de um fórum permanente.
“O evento trouxe também a proposta de constituição nas escolas de um Fórum Permanente sobre Drogas, Evasão, Indisciplina e Violência, fortalecendo os diversos atores da comunidade escolar, por meio do princípio da Gestão Democrática”, contou Sandro Cavalieri Savóia. As oficinas sobre as Drogas, o Fica, o Proeduse e a Violência, foram ministrada por docentes da Seed e do NRE. A coordenadora dos Desafios Educacionais Contemporâneos no NRE de Goioerê, Maria Bastos, ressaltou a importância destes momentos, para discussões específicas de cada temática.
O professor Adão Aparecido Xavier, do município de Colombo, falou sobre a implementação do fórum permanente de discussão com a comunidade escolar, mostrando que é possível a participação de todos. “Não é um trabalho fácil, mas temos que ser persistentes, perseverantes e acreditarmos que é possível e que podemos alterar uma realidade posta”, disse.
A palestra foi ministrada por Ângela Christianne Lunedo de Mendonça, assessora técnica do Centro Operacional de Apoio as Promotorias da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná (MPPR). “Precisamos rever nossos conceitos, não podemos ficar nos saudosismos de que antigamente é que a escola era boa”, comentou Ângela, deixando claro que o professor tem que estar aberto às novas tecnologia, novos modelos de família e de sociedade e que hoje as crianças e adolescentes são sujeitos com direitos. Outro ponto abordado na palestra foi o arcabouço legal que regula a educação e a escola como, por exemplo, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar de cada estabelecimento de ensino e o Estatuto da Criança e do Adolescente. “O conhecimento da lei dá segurança ao educador. Saber como agir e quando agir é fundamental neste atual contexto”, afirma Ângela.
Segundo Sandro Cavalieri Savóia, coordenador do Desafios Educacionais Contemporâneos, da Diretoria de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Dppe/SEED) o seminário é um evento descentralizado, pensado e apresentado em reunião técnica aos 32 NREs do estado, no ano de 2009. “Tal metodologia tem proporcionado o debate e aproximação de demandas afins de diferentes setores da Secretaria de Estado da Educação, como a Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos, Coordenação de Gestão Escolar, Coordenação de Integração de Atividades Curriculares, Coordenação de Planejamento e Avaliação e Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional. Outro ganho tem sido a aproximação das instituições que compõe o Sistema de Garantia de Direitos, por meio do fortalecimento da Rede de Proteção Social”.
No evento houve palestra com o tema “Uma abordagem sobre drogas, evasão, indisciplina e violências na atualidade”, oficinas sobre drogas, a FICA (Ficha de Acompanhamento do Aluno Ausente), o PROEDUSE (Programa de Educação nas Unidades Socioeducativas) e violência. Também foi organizada uma mesa-redonda para que os participantes conhecessem os principais projetos e programas desenvolvidos pelo Estado e como a rede de proteção pode ser articulada para o atendimento da criança e do adolescente. O seminário propôs a criação de um fórum permanente.
“O evento trouxe também a proposta de constituição nas escolas de um Fórum Permanente sobre Drogas, Evasão, Indisciplina e Violência, fortalecendo os diversos atores da comunidade escolar, por meio do princípio da Gestão Democrática”, contou Sandro Cavalieri Savóia. As oficinas sobre as Drogas, o Fica, o Proeduse e a Violência, foram ministrada por docentes da Seed e do NRE. A coordenadora dos Desafios Educacionais Contemporâneos no NRE de Goioerê, Maria Bastos, ressaltou a importância destes momentos, para discussões específicas de cada temática.
O professor Adão Aparecido Xavier, do município de Colombo, falou sobre a implementação do fórum permanente de discussão com a comunidade escolar, mostrando que é possível a participação de todos. “Não é um trabalho fácil, mas temos que ser persistentes, perseverantes e acreditarmos que é possível e que podemos alterar uma realidade posta”, disse.
A palestra foi ministrada por Ângela Christianne Lunedo de Mendonça, assessora técnica do Centro Operacional de Apoio as Promotorias da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná (MPPR). “Precisamos rever nossos conceitos, não podemos ficar nos saudosismos de que antigamente é que a escola era boa”, comentou Ângela, deixando claro que o professor tem que estar aberto às novas tecnologia, novos modelos de família e de sociedade e que hoje as crianças e adolescentes são sujeitos com direitos. Outro ponto abordado na palestra foi o arcabouço legal que regula a educação e a escola como, por exemplo, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar de cada estabelecimento de ensino e o Estatuto da Criança e do Adolescente. “O conhecimento da lei dá segurança ao educador. Saber como agir e quando agir é fundamental neste atual contexto”, afirma Ângela.