NRE promove palestra sobre o papel do professor 03/09/2011 - 08:10
Com a participação de aproximadamente 300 pessoas, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Wenceslau Braz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Arapoti, promoveu atividades de formação no início da semana. Foram realizadas palestra e apresentação de projeto com o objetivo de discutir sobre o papel do professor.
A palestra teve como tema "A Paixão pelo Ensino - O professor como protagonista na formação do aluno". “O professor pode ter dificuldades no exercício da profissão, mas se todos se unirem, juntamente com as famílias participando da vida escolar dos alunos, certamente conseguirão superar os obstáculos. Só assim a educação do nosso país pode melhorar”, disse o professor Doutor em Educação, João Malheiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ).
Durante o evento também foi apresentado o projeto "Ética e Educação: a formação de valores morais em instituições de ensino" que tem como foco promover discussões de educação moral nas escolas. “O projeto defende que a educação moral deve centrar-se na formação e conscientização, garantindo autonomia dentro e fora da escola. É preciso que a escola seja prazerosa, levando o aluno a desenvolver atitudes positivas e duradouras”, explicou Rita de Cacia Muller autora do projeto desenvolvido no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).
PDE – Com a duração de dois anos, o PDE oferece formação continuada dos professores da rede estadual, que levam propostas e projetos educacionais para as escolas públicas. No primeiro ano os professores focam nos trabalhos acadêmicos. Já no segundo ano, os educadores ficam afastados em 25% da carga horária de suas atividades em sala de aula.
O curso ainda proporciona uma aproximação com as instituições de ensino superior. “Com o PDE nós abrimos as portas da universidade para que com discussões possamos desenvolver projetos e melhorar o ensino. Professor não pode parar, tem que estar sempre em formação”, disse o coordenador do PDE na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Willians.