“Nossa meta é transformar o Paraná em referência na educação”, diz secretário 17/01/2019 - 13:30
Levar a educação básica do Paraná ao primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), valorizar o profissional da educação e colocar a estrutura da Secretaria da Educação a serviço das escolas estaduais para transformar o Paraná em referência nacional e internacional na área da educação.
Essas foram as principais metas apresentadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, nessa quinta-feira (17), em Curitiba.
“A educação é uma prioridade do nosso governo e o Renato aceitou o desafio de comandar a pasta, que é difícil e complexa, mas tem um ativo importante que são os profissionais que fazem a educação no Paraná. E nós vamos trabalhar juntos para tornar a educação paranaense referência no país”, disse o governador.
FOCO NO PEDAGÓGICO - Renato Feder destacou que a Secretaria da Educação terá como metodologia de trabalho a proximidade com as escolas, a valorização do professor e o suporte necessário para que as aulas sejam ministradas com foco no desenvolvimento pedagógico.
“Quando pensamos em educação, o principal fator deve ser a aula, na qual o professor interage com o aluno. Temos que dar o suporte para que a sala de aula esteja pronta e para que o professor tenha o apoio necessário para focar apenas no pedagógico. A secretaria vai estar próxima para apoiar o professor para que ele possa dar uma boa aula e se sentir estimulado”, disse.
Feder também destacou que a rede estadual de ensino do Paraná contará com um material didático que facilite o processo de ensino e aprendizagem. “Também vamos cumprir o compromisso firmado pelo governador de enviar nossos alunos para intercâmbios internacionais para que voltem com novos conhecimentos e incentivem os colegas”, acrescentou.
PRIMEIRAS AÇÕES – Nessa sexta-feira (18), a Secretaria de Estado da Educação inicia o processo de credenciamento para a seleção dos 32 novos chefes dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) do Paraná. O processo irá valorizar um conjunto de competências profissionais que vão desde a experiência de gestão até os resultados obtidos pelos professores enquanto ocuparam cargos de liderança. As inscrições acontecem até o dia 3 de fevereiro.
“Essa mudança na maneira de se escolher o chefe do núcleo de educação no Paraná é uma inovação, porque até então a indicação era política. Nós estamos rompendo com esse modelo com um processo de credenciamento criterioso. O chefe de núcleo terá que ter muita capacidade técnica para poder tocar o núcleo, porque ele é o topo da pirâmide para as boas práticas que nós queremos implantar. É um gesto muito forte do secretário Renato Feder e do governo para acabar com a politização da educação do Paraná”, destacou o governador.
De acordo com o secretário, são mais de 11 mil servidores que se encaixam no perfil que procuramos, profissionais com experiência em gestão e liderança.
SEMINÁRIO DE DIRETORES - Nos dias 22, 23, 24, 25, 29 e 30, a Secretaria da Educação vai reunir os diretores das 2,1 mil escolas da rede estadual de ensino, chefes dos Núcleos Regionais de Educação e coordenadores pedagógicos das regionais no Seminário de Diretores - Aprendizado em Foco.
“Vamos receber os diretores para conversar e prepará-los para o início do ano letivo. Será uma agenda pedagógica focada na aula e em como o diretor pode ajudar o professor a executar seu trabalho da melhor maneira possível”, disse Renato.
O secretário também reafirmou que as escolas estaduais estarão preparadas para receber os mais de um milhão de alunos no dia 14 de fevereiro.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os presidentes do Instituto Fundepar, José Maria Ferreira; e do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves; o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; os deputados estaduais Hussein Bakri e Rubens Recalcatti; e os deputados eleitos Luiz Goulart e Emerson Bacil.