Nota sobre salário de janeiro e reajuste salarial 19/01/2022 - 16:00

Há muitas notícias falsas, boatos e rumores circulando pelas redes sociais e pelas nossas escolas sobre o reajuste salarial dos professores e das professoras do Paraná. Para garantir que todas as pessoas tenham as informações corretas, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) gostaria de informar que: 

1. O decreto com a nova tabela dos professores, a definitiva, será publicado até o final de janeiro. Os professores que estão no nível 1, classes de 1 a 8, vão receber um reajuste de até 48%. Para os níveis e classes superiores, o reajuste é de 3%. O decreto mostrará claramente os percentuais de reajuste para os níveis iniciais, valorizando o início da carreira, como foi anunciado no final de 2021. 
2. Além disso, é importante ressaltar que, além do reajuste nos percentuais da tabela, os professores vão receber a gratificação. Ela será de 800 reais por mês para 40 horas semanais de trabalho. Quem trabalha 20 horas semanais vai receber 400 reais.
3. O pagamento da gratificação e do reajuste será feito ainda em janeiro. Caso ocorra algum problema nesse processo, os valores serão pagos retroativamente. Nenhum professor será penalizado. 
4. Sobre o auxílio-transporte, o benefício não será pago apenas nas férias e no 13º. Para os demais meses, ele continua sendo pago regularmente. 
5. Quanto ao desconto de janeiro, a revisão de férias deste desconto se justifica pelo fato de o cálculo ter sido feito com base no salário de janeiro de 2022, e não no salário de dezembro de 2021. Antes da lei que mudou o pagamento do auxílio-transporte, o pagamento do 1/3 era feito em cima deste benefício. Alguns professores estão recebendo valor proporcional, e isso se justifica pelas férias terem se iniciado no dia 23/12, o que permitiu o pagamento proporcional ao período de 23 a 31/12. A lei determina a mudança no auxílio-transporte das férias a partir de janeiro de 2022.

A Seed-PR continua à disposição para sanar qualquer dúvida. Não acredite em notícias falsas nem em boatos.