Nova escola em Sarandi terá infraestrutura completa 21/10/2013 - 08:52

O município de Sarandi, no Noroeste, vai ganhar uma nova escola estadual. O Colégio Estadual Parque Alvamar atenderá cerca de dois mil alunos já no começo das aulas, em 2014. Além de dobrar o número de vagas, a nova escola substituirá o Colégio Estadual Jardim Universitário, que funciona desde 2009 no campus do Centro Universitário de Sarandi, somente no período da manhã, atendendo em torno de 400 alunos.

Com o novo colégio, o município terá nove escolas da rede estadual. “Faltava vaga, mas no que vem tudo vai melhorar”, diz o diretor Juliano Castro Gabriel.

No prédio da nova escola estão sendo feitas as últimas adequações na rede elétrica. O mobiliário escolar já chegou com carteiras e cadeiras para alunos e professores, armários e prateleiras de aço, fogões e freezers. “Essa escola aumentou a autoestima dos alunos em 100%. Toda a comunidade está muito feliz e empolgada para o início das aulas”, comemora Juliano, que será o diretor da nova escola.

O filho da dona de casa Cleide Odenike, Felipe, do 9° ano, vai ficar mais perto de casa em uma escola com quadra coberta, laboratórios e refeitório. “Eu estou muito feliz porque agora o meu filho vai estudar em uma escola completa. Ele sempre reclama que falta muita coisa na escola em que ele está agora”, conta a mãe.

O colégio foi construído em uma área de 3.400 metros quadrados e conta com 20 salas de aula, salas administrativas, laboratórios de Química, Biologia e Informática, cozinha, depósito e refeitório. O prédio tem ainda banheiros adaptados para alunos com necessidades especiais, elevador e rampa de mobilidade, pista tátil e corrimão para alunos cegos, além de saídas de emergência.

AMPLIAÇÃO - A região vai receber também dois novos Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceeep). Em Colorado, 30% da obra estão prontos. A Secretaria de Estado da Educação também já autorizou o início das obras de construção de um Ceep em Maringá, a 12 quilômetros de Sarandi. As duas novas escolas técnicas atenderão cerca de 2.200 alunos com cursos oferecidos gratuitamente. As construções fazem parte da parceria entre o governo estadual com o Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Ainda em Maringá, as obras de ampliação do Colégio Estadual Unidade Polo já estão a todo vapor. O colégio vai receber dois novos laboratórios para os cursos de Alimentos e Nutrição. Também serão ampliados os colégios estaduais Juscelino Kubitschek, e Pedro Vitorino Parigot de Souza, este último em Marialva.

CONSTRUÇÃO - Neste ano, o governo estadual investirá R$ 500 milhões em construções, reformas, ampliações de escolas e implantações de quadras poliesportivas, em todo o Paraná. Serão construídas 70 novas escolas - 35 já estão em obras e as demais com recursos assegurados e com as licitações em andamento.

GALERIA DE IMAGENS