Nova forma de seleção no PDE valoriza professores 28/08/2013 - 08:30

Dois mil professores participam neste ano da sexta edição do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) nas 17 áreas curriculares, distribuídas proporcionalmente entre o número de professores concursados nas disciplinas e o número de vagas abertas para o PDE/2013. Ao todo, o programa já beneficiou mais de 11 mil profissionais.

Uma nova forma de seleção do PDE foi implantada em 2011, priorizando a trajetória do professor da rede estadual. Para a seleção contam os cursos e docências oferecidos pela Secretaria de Educação ou em instituições de ensino superior, participação em Grupos de Trabalho em Rede, cursos de especialização, mestrado ou doutorado e tempo de atuação na rede pública estadual. Antes era preciso passar por provas e projetos.

De acordo com o coordenador estadual do PDE, Cassiano Ogliari, o processo seletivo valoriza o professor. “É um incentivo à formação continuada do professor e à sua profissionalização, uma vez que considera diferentes possibilidades formativas”, afirmou Cassiano.

Nas duas últimas edições, os interessados enquadrados na Classe 8 do Nível II também puderam se inscrever. Os candidatos são classificados considerando a maior pontuação obtida no Processo Seletivo Interno.

O início das atividades coincide com o começo do ano letivo e abrange as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Educação Física, Arte, Física, Química, Biologia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Línguas Estrangeiras Modernas, Educação e Trabalho, Gestão Escolar e Educação Especial.

PROGRAMA - Destinado a professores do quadro próprio do magistério (QPM) da rede estadual de ensino, o PDE visa proporcionar subsídios teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, culminando no redimensionamento da prática pedagógica. Para isso, o Estado mantém parceria com Instituições de Ensino Superior do Paraná e o professor participante tem garantido o direito a afastamento remunerado de 100% de sua carga horária efetiva no primeiro ano e de 25% no segundo ano do Programa.

GALERIA DE IMAGENS