Nova tecnologia facilita o registro de presença do professor em tempos de pandemia 04/06/2020 - 11:46
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) conta com uma nova tecnologia para registrar a presença dos professores em sala de aula, em tempo de pandemia do novo coronavírus. Agora basta que o professor poste e interaja com os estudantes no mural das salas virtuais do Google Classroom, onde ele está escalado para dar aula, que o registro de presença estará interligado com o sistema Meta4, software de gestão de pessoas que, entre outras funções, é utilizado para contabilizar as presenças e faltas dos profissionais.
O objetivo é facilitar ainda mais a vida do professor, já que a postagem no mural das salas virtuais é algo que já faz parte da sua atividade durante a pandemia. “Pensamos na forma mais simples para marcar essa presença. Como os professores interagem com seus alunos diariamente no mural da sala de aula, optamos por integrar essa ação a marcação de presença”, destacou Renato Feder, secretário da Educação.
De acordo com Feder, a intenção é que o professor não tenha que mudar ainda mais a sua rotina de trabalho durante a pandemia ou acessar vários sistemas para marcar presença. “Basta que ele siga com atendimento e interação no mural que ele já faz com os alunos no dia de aula”.
A diretora de Planejamento e Gestão Escolar da Secretaria, Adriana Kampa, explicou que esta iniciativa irá agilizar muito o processo para o professor. Adriana destacou ainda que o professor tem autonomia e flexibilidade para atender sua turma no Classroom, mas é “importante que, no dia que está marcado para atender aquela turma, ele interaja no mural com os alunos, fazendo um post e tirando as dúvidas”.
“Por exemplo, se ele dava aula para o 7º ano A da escola na segunda-feira, toda segunda ele deve fazer um post e interagir”, destacou a diretora. “Já o turno para ele fazer este post é mais flexível, não precisa ser no horário exato que tinha aula na escola, pois ele tem autonomia e flexibilidade na organização com seus alunos”, completou.
FALTAS JUSTIFICADAS – Os atestados seguem valendo como justificativas de falta. Os tramites para tal justificativa também não sofreram mudanças.
É importante destacar que esta novidade é para todos aqueles professores responsáveis por turmas no Classroom, diretores, pedagogos ou professores que não atuam nas turmas no Classroom devem seguir com o sistema atual: o Registro Mensal de Faltas, preenchido pelo diretor da escola.