Novos escoteiros vão atuar na fundação de grupo de escotismo 12/12/2011 - 17:00

Nove pessoas entre pais, professores e funcionários do Colégio Estadual Pedro Macedo, em Curitiba, fizeram a promessa escoteira na última semana. A partir desse momento eles são os mais novos membros do movimento escoteiro e assumem a tarefa de ajudar a fundar o Grupo Escoteiro Pedro Macedo. O colégio é o segundo do Estado a participar do Programa Escotismo na Escola, uma parceria entre a Secretaria da Educação e a regional Paraná da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), que prevê a implantação gradativa de grupos de escotismo em escolas estaduais.

Deuzita Cardoso da Silva, diretora do colégio e agora uma das novas escoteiras, acredita que o escotismo tem muito a contribuir com a escola. “O escotismo trabalha a disciplina, o respeito, a cidadania e o senso de coletividade de forma lúdica, tornando o método bastante eficaz”, explicou. As atividades do escotismo ainda ajudam a promover a aproximação dos pais com os filhos e com o ambiente escolar. “Os pais passam a se interessar mais pela escola e a frequentá-la de forma mais prazerosa”, avaliou.

A professora Edilaine Regina Triane, que também fez a promessa, apontou a importância do movimento. “O escotismo tem muito de companheirismo, trabalho em equipe, desenvolvimento de liderança. Ou seja, valores nos quais eu acredito”, contou.

José Mário Moraes e Silva, vice-presidente da regional Paraná da UEB, concorda que o projeto é bastante ambicioso ao pretender abranger escolas estaduais nos 399 municípios do Estado. “Estamos iniciando a atividade escoteira em ambientes onde não havia nenhum conhecimento prévio do escotismo. Estamos otimistas e acreditamos que vamos conseguir atingir todo o Paraná”, comentou.
 

Novos escoteiros vão atuar na fundação de grupo de escotismo

 

Foto: ACS/Divulgação


Para a próxima etapa do programa, os nove escoteiros adultos vão ajudar na formação da primeira tropa do colégio, composta por alunos do ensino fundamental. O Grupo de Escoteiros Pedro Macedo será fundado quando os jovens estiverem prontos para fazer a sua própria promessa escoteira, o que deverá acontecer no início de 2012.

Em outubro, o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, participou da cerimônia de fundação do Grupo de Escoteiros Zilda Arns, no Colégio Estadual Manoel Ribas, em Curitiba. O primeiro grupo de escoteiros é formado por 24 alunos da 6ª série do ensino fundamental.

 

GALERIA DE IMAGENS