Núcleos Regionais recebem formação para uso das TIC 16/08/2012 - 14:25

A Diretoria de Tecnologia Educacional (Ditec), por meio da Coordenação de Apoio ao Uso de Tecnologias (Cautec) e assessores de tecnologias das 32 Coordenações Regionais de Tecnologia Educacional (CRTE) do Estado, estão realizando, de agosto a novembro, o curso “O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola: entre limites e possibilidades na gestão escolar”.

O curso, que acontece em diversos municípios dos Núcleos Regionais de Educação (NRE), promove a formação de gestores, equipe pedagógica e coordenadores de área/curso das escolas quanto à gestão e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem.

Segundo Marcos Cesar Cantini, coordenador de Apoio ao Uso de Tecnologias, a equipe gestora da escola pode desenvolver o uso pedagógico das TIC a partir dos conhecimentos adquiridos no curso. “Durante os encontros são abordadas questões sobre políticas públicas de inserção de tecnologias nas escolas e os recursos disponíveis no Portal Educação”, relatou Cantini. Ao final, os participantes têm de apresentar um Plano de Gestão das TIC no espaço escolar, considerando o projeto político pedagógico da escola.

Somente no primeiro semestre, 267 escolas de 114 municípios foram contempladas com as oficinas, totalizando 5.875 participantes. Para este semestre estão abertas as inscrições para as novas turmas. Interessados devem entrar em contato com a CRTE no Núcleo ao qual está vinculado.

ENCERRAMENTO - Na última segunda-feira (13), profissionais da educação participaram da cerimônia de encerramento do curso no NRE de Jacarezinho. “A escola deve propiciar um ambiente em que o professor seja mediador didático-pedagógico na utilização das tecnologias, importantes recursos para ativação da aprendizagem e reconstrução do conhecimento”, comentou a chefe do Núcleo, Silvia Regina de Souza.

De acordo com a diretora do Colégio Estadual Ubaldino do Amaral, em Santo Antonio da Platina, Silvana Silva Mialski, o curso contribuiu para a inserção do uso das TIC no cotidiano escolar e para fortalecer a gestão democrática e participativa na escola.

A pedagoga Marinalva de Fátima Fernandes Marçaioli, do Colégio Estadual Silvio Tavares, em Cambará, também acredita que o curso foi uma oportunidade de enriquecer sua prática profissional. “Vou poder incentivar e apoiar os professores a utilizarem as TIC para melhoria do processo de ensino e aprendizagem”, comentou a pedagoga.

GALERIA DE IMAGENS