Núcleos seguem com etapas do Formação em Ação 14/06/2013 - 16:08
As etapas do Programa Formação em Ação 2013 estão sendo realizadas em vários Núcleos Regionais de Educação para professores, pedagogos e funcionários. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação e tem carga horária de 16 horas, dividida em duas etapas distintas de 8 horas, uma em cada semestre.
O Núcleo Regional de Educação de Toledo iniciou essa semana a primeira etapa, que acontece em três municípios pólos: Palotina (que atenderá os Guaíra, Terra Roxa, Palotina e Maripá); Toledo e Marechal Cândido Rondon (que começa na próxima segunda-feira (17). Estão inscritos 3.790 profissionais da educação.
O Formação em Ação assegura para os profissionais da Educação do Estado do Paraná, o direito à formação continuada com momentos de reflexão e debate sobre temas que envolvem os trabalhos que são desenvolvidos nas escolas. “É oportunidade de uma parada nas atividades da escola para fazer uma reflexão do todo, com todos, com a finalidade de se melhorar cada vez mais a atuação profissional”, disse o chefe da regional de Toledo, Léo Inácio Anschau.
A professora Magda de Carli, que atua no Colégio Estadual Domingos Francisco Zardo, em Palotina, relata a impressão sobre o encontro desta terça. “Além das palestras terem sido excelentes, houve troca de experiência com os colegas. Acredito que todos saíram com mais ânimo e motivação, e isso faz toda a diferença no dia a dia na escola”, refletiu.
Neste ano, os funcionários estão discutindo temas que envolvem a diversidade. O funcionário Fábio Nunes Gonçalves, que participou de oficina com Mauro Dietrich, diretor da Escola Estadual Indígena Araju Porá, aprendeu um pouco mais sobre a história indígena, desde o processo de colonização até os dias atuais. “A oficina me ajudou a entender e respeitar os direitos dos indígenas e buscar compreender melhor essa questão, tendo em vista que lidamos com essas questões nas escolas”, disse Gonçalves.
DOIS VIZINHOS - Nesta sexta-feira (14), foi encerrada a primeira etapa do Formação em Ação, prevista no calendário escolar das escolas estaduais. Cerca de 1.000 profissionais dos municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos (Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra e São Jorge do Oeste) participaram do evento que aconteceu em dois pólos.
CASCAVEL - Na etapa realizada pelo Núcleo Regional da Educação de Cascavel pouco mais de 6 mil educadores passaram pela formação na semana passada. A funcionária do Colégio Estadual XIV de Novembro, em Cascavel, Neide Cassiano da Silva Miranda, trabalha há 20 anos na Educação foi um deles. “Já participei de várias capacitações e sempre aprendo algo a mais. Tem muita gente que não tem ciência do trabalho que desenvolve na escola, e esses cursos ajudam os funcionários a entenderem”, falou Neide.
O funcionário do Colégio Estadual Professora Júlia Wanderley, também em Cascavel, Carlos Orestes Santos, é prova do que disse a Neide. Ele assumiu uma vaga de agente educacional I, por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e faz apenas oito meses que trabalha na escola. “Para mim, que estou começando na área da educação, é muito bom fazer um curso. Acredito vai me ajudar bastante no meu trabalho, pois me sinto capacitado”, afirmou Santos.
A regional de Cascavel atende os profissionais de educação que atuam nos municípios de Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Lindoeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.