Obmep mobiliza mais de 1 milhão de alunos no Paraná 06/06/2012 - 13:30

Mais de 1,1 milhão de estudantes da rede de ensino do Paraná estão inscritos na primeira fase da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) aplicada nas escolas nessa terça-feira (5). Em todo Brasil são 19,2 milhões de estudantes, segundo o Ministério da Educação (MEC), de 46 mil escolas em 5.524 municípios.

A Obmep tem como objetivo explorar conhecimentos de conceitos matemáticos dos alunos. “Com a resolução dos exercícios propostos, os estudantes desenvolvem a capacidade de pensar matematicamente, a criatividade e o conhecimento de métodos que possibilitam a resolução de problemas de ordem geral”, disse Maria Cristina Theobald, diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação (SEED).
 

A Obmep tem como objetivo explorar conhecimentos de conceitos matemáticos dos alunos.

 

Foto: Giuliano Gomes/SEED


Para o estudante do 9º ano Gabriel Alher, 13 anos, do Colégio Estadual Xavier Silva, de Curitiba, que recebeu a medalha de bronze em 2010, a olimpíada é um estímulo para conhecer melhor a matemática. “É uma experiência importante e um grande incentivo, principalmente com o Projeto de Iniciação Científica (PIC), que nos faz querer aprender ainda mais”, contou.

Participam da Obmep alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. A divulgação dos alunos classificados para a segunda fase acontece no dia 15 de agosto. As provas desta etapa ocorrem no dia 15 de setembro e a lista final dos premiados sai em 30 de novembro.

A Obmep é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática.

O número de estudantes convidados a participar do programa de iniciação científica júnior, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), será de 4,5 mil alunos. Ainda serão distribuídas 46,2 mil menções honrosas e premiações a mil professores.

PARANÁ - A educação paranaense tem participação expressiva na OBMEP. Na última edição, em 2011, O Estado foi destaque na Região Sul. Os alunos paranaenses (de escolas municipais, estaduais e federais) foram premiados com 28 medalhas de ouros, 61 pratas e 104 bronzes. Ainda foram entregues 786 menções honrosas.

A participação é viabilizada pelo Departamento de Educação Básica da SEED, que encaminha aos 32 Núcleos Regionais, as informações referentes às inscrições e divulgação de resultados, através dos técnicos pedagógicos da disciplina de Matemática. “O Paraná tem sido destaque nas últimas edições, o que demonstra o trabalho efetivo, em sala de aula, dos professores de matemática da rede estadual de ensino”, destacou Cristina Theobald.

 

GALERIA DE IMAGENS