Obras vão ampliar oferta de cursos técnicos em Curitiba 07/05/2014 - 11:12

Um parque industrial e um novo laboratório estão em construção no Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba, no Boqueirão. A obra tornará possível a abertura de dois novos cursos técnicos no colégio: Mecânica e Biotecnologia. Outra escola técnica que está em obras é Colégio Estadual Loureiro Fernandes, no bairro Ahú, que vai ganhar um bloco industrial específico para as aulas práticas do curso de Edificações.

As novas instalações da escola localizada no Boqueirão contam com um bloco exclusivo para o curso de Biotecnologia, que terá quatro salas de aula e laboratórios equipados. Para o curso de Mecânica será levantado e equipado um complexo industrial onde os alunos terão práticas de Construção Civil, Usinagem, Soldagem e Máquinas Elétricas.

Atualmente, o Centro Estadual de Educação Profissional conta com 23 laboratórios e 22 salas de aula para cerca de 2.000 alunos. Após a ampliação o colégio poderá atender até 2.450 alunos. “Serão mais vagas e melhores condições para as aulas práticas. Nossos alunos terão cursos mais completos e com mais qualidade”, disse a coordenadora do curso de Edificações, Patrícia de Quadros Ferreira Netto.

A escola ganhará ainda uma nova biblioteca com acervo de publicações técnicas. Em 2013, foram entregues 1.380 livros para o colégio. Também será construído um muro no entorno da escola, duas passarelas cobertas entre os blocos e rampas de acessibilidade. Os laboratórios de química serão reformados.

AHÚ - O Colégio Estadual Loureiro Fernandes, no bairro Ahú, também vai ganhar um bloco industrial específico para as aulas práticas do curso de Edificações. Também serão construídos três laboratórios de informática e um escritório modelo para as aulas práticas de Administração. "A aula prática é fundamental para a formação técnica. Além disso, estaremos oferecendo outras opções de cursos técnicos para a comunidade", disse o diretor Amilton Costa.

As novas instalações beneficiarão mais de 1.300 alunos do ensino fundamental, médio e técnico. O colégio do Ahú é um dos maiores e mais tradicionais de Curitiba. São aproximadamente 800 alunos matriculados nos cursos técnicos e 300 já fazem estágio.

O aluno do 3° do ensino médio, Lohan Tavares de Lima foi contratado na Companhia Paranaense de Energia (Copel). "Decidi por uma vaga nessa escola porque tinha boas referências, principalmente dos cursos técnicos", disse Lohan.

MATRÍCULAS - A Secretaria da Educação do Paraná abrirá inscrições para os cursos técnicos gratuitos da rede estadual na semana de 26 a 30 de maio. São 15.255 vagas em 221 estabelecimentos de ensino, que ofertam essas modalidades em 107 cidades.

Serão duas modalidades de curso disponíveis, com início a partir de julho – subsequentes ao Ensino Médio, para quem deseja cursar o ensino profissionalizante e já concluiu o Ensino Médio, e integrada à Educação de Jovens e Adultos, a Proeja.

Os interessados devem levar os seguintes documentos para fazer inscrição:
- Ficha preenchida (disponível no estabelecimento de ensino e em alguns casos em seu site)
- Fotocópia do RG e CPF
- Fotocópia do Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão de Ensino ou Declaração de aluno cursando (para alunos na série final do Ensino Médio)
- Comprovante de renda familiar
- Declaração de instituição da rede privada, no caso de aluno bolsista.

Caso haja uma procura superior ao número de vagas ofertadas, o estabelecimento de ensino realizará um processo classificador para selecionar estudantes, priorizando alunos oriundos das Escolas Públicas e as médias das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa dos candidatos no Ensino Médio. Os alunos também irão passar por uma entrevista.

As aulas estão previstas para começar no segundo semestre de 2014.<

Mais informações sobre a oferta de matrícula estão disponíveis na seguinte orientação: orientacaoconjunta0012014.pdf

GALERIA DE IMAGENS