Ônibus temático encanta alunos 23/10/2011 - 08:00

Os alunos do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Flor da Serra do Sul, tiveram a oportunidade de visitar, este mês, o Parque Temático Brasil Colonial em Miniatura, apresentado em um ônibus itinerante. A visita despertou a curiosidade dos alunos e o interesse em relação à história do Brasil. Com maquetes e explicações, os alunos tiveram a chance conhecer sobre a história da colonização brasileira e da construção da primeira ferrovia no Estado do Paraná, bem como o desenvolvimento da tecnologia desde o tempo colonial.

Para a pedagoga da escola, Adoriane Turatto, com o Parque Temático os alunos vivenciaram o que aprenderam nos livros. A professora de História Simone Maria Rossetto, que leciona há 28 anos no colégio, acredita que experiências como essa são muito importantes para a formação dos alunos. “Eles perceberam a relação do homem com a natureza e como a energia é utilizada”, afirmou.

Bonecos em movimento que representavam os colonizadores derrubando árvores e serrando lenha, um trem maria fumaça e réplicas de pilão, moinhos e engenhos em funcionamento, além de uma hidrelétrica, que demonstrava o processo da invenção da lâmpada, foram as atrações do projeto. “Achei tudo muito criativo, principalmente como a tecnologia foi empregada”, comentou Jaqueline Emília Bele, da 7ª série, aluna.
Jaqueline Silveira da Rosa Alves, aluna da 6ª série, também disse ter aprendido mais com o projeto do Parque Temático. “Percebi como a vida era diferente no passado, e com a modernidade, houve uma melhora nos meios de transporte e de trabalho”, explicou.