PAD fortalece trabalho de escolas em Faxinal 02/10/2013 - 16:35

Em duas escolas de Faxinal, Norte Central do Paraná, as ações do Plano de Atendimento Descentralizado (PAD) estão fortalecendo o trabalho já realizado pela comunidade escolar. As propostas focaram no fortalecimento do diálogo com os alunos e familiares, além de práticas metodológicas e sistemas de avaliação diferenciados aos estudantes.

O Colégio Estadual do Campo Fernando Sontag, que fica a 15 quilômetros de Faxinal, atende 62 alunos do ensino fundamental à tarde e 40 estudantes do ensino médio no período da noite. As reuniões pedagógicas da escola apontaram que os alunos do ensino fundamental tinham dificuldades de aprendizagem. “Em primeiro lugar, tínhamos que saber as causas e realizamos um diagnóstico com as fragilidades apontadas pelos alunos na aprendizagem”, explicou a diretora Edina Pique.

O plano de ações apontou ainda outras necessidades iniciais para o atendimento dos alunos do ensino fundamental. “Percebemos que precisávamos de uma nova linguagem para nos aproximarmos dos alunos. A partir desse trabalho fizemos os encaminhamentos metodológicos com os professores, considerando os recursos necessários e sistemas de avaliação diferenciados apontados pela necessidade do aluno”, disse.

Já para os estudantes do ensino médio foram tomadas outras medidas porque, segundo a diretora, eles priorizam o mercado de trabalho. “Ouvimos que a escola está em segundo plano. Então, buscamos incentivar os estudantes para despertar sobre a importância dos estudos. Além disso, também estamos promovendo aulas com mais atividades práticas”.

Sobre o PAD, ela está otimista. “Vejo com bons olhos. É uma proposta inovadora, com os pés no chão. Já realizamos reuniões com a comunidade escolar para discutirmos a importância do PAD. Sabemos que a educação é a longo prazo, mas já esperamos resultados este ano”, revelou a diretora do Fernando Sontag.

AÇÕES - Na Escola Estadual Professor Augusto Bahls, que atende quase 300 alunos do ensino fundamental, já aconteceram as reuniões de apresentação do PAD com os professores, pedagogos e funcionários. “A receptividade foi muito boa. O PAD veio para fortalecer o trabalho que já estávamos realizando. As visitas da equipe do Núcleo Regional (Apucarana) só reforçam a importância dessa iniciativa para melhorar o nosso trabalho”, comentou a diretora Eunice de Castro.

O plano de ações elaborado pela escola na semana pedagógica do início do ano levantou algumas fragilidades da escola. Um dos grandes desafios, segundo a diretora, é estimular os estudantes para o ensino. “É uma geração com características diferentes, que exige práticas diferenciadas. Estamos atentos para isso”, disse.

A escola também aplicou testes com os estudantes para verificar casos que interferem na aprendizagem como hiperatividade ou dislexia. Com parceria, a escola tem o apoio de psicólogos da Prefeitura para ajudar nos encaminhamentos dos alunos e orientação às famílias e aos professores.

Já os casos de indisciplina são resolvidos na base do diálogo com os estudantes. “Nós conversamos com os alunos sobre o seu comportamento, sobre respeito. Muitas vezes realizamos pesquisas de campo e passeios que permitem uma interação maior”, contou a diretora.

GALERIA DE IMAGENS