PDE encerra primeiras atividades nas regionais 28/02/2014 - 15:10

Os dois mil professores de todo o Paraná que ingressaram no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) em 2014 participaram nas últimas três semanas, das atividades da aula inaugural e do seminário integrador. Os eventos aconteceram de maneira descentralizada em polos organizados pelos 32 Núcleos Regionais de Educação..

Tanto a aula inaugural quanto o seminário fornecem subsídios teóricos e metodológicos que serão discutidos e aprofundados no processo de formação continuada dos professores. “A aula inaugural tem como objetivo apresentar a proposta e a importância da formação continuada ofertada pelo PDE para a educação básica, tendo a escola como objeto de estudo”, explicou o coordenador estadual do PDE, Cassiano Ogliari.

Já o seminário busca orienta os professores participantes sobre a proposta do programa. “São destacados os eixos que constituem o PDE e seus elementos, isto é, a estrutura didático-pedagógica das atividades a serem realizadas pelo professor ao longo de sua participação no programa, explicitando as atividades”, disse o coordenador.

Em Apucarana as atividades da aula inaugural e do seminário integrador contaram com a participação de 93 professores que atuam nos ensinos fundamental e médio. O evento contou com relatos de estudos e mesa-redonda com professores PDE de anos anteriores, além de palestras com professores do ensino superior. Também houve apresentações artísticas de aluno do Colégio Estadual Antonio dos Três Reis de Oliveira.

“O PDE é uma experiência única, para que os educadores aproveitem as leituras, as pesquisas e as interações para transformar a sua prática pedagógica nas nossas escolas”, comentou a chefe da regional de Apucarana, Maria Onide Ballan Sardinha.

Ela também lembrou que no Paraná, a educação é uma prioridade. “Temos um Governo que está preocupado com a educação, com o direito à aprendizagem dos nossos alunos e com a formação continuada dos professores”, complementou.

PROGRAMA - Destinado a professores da rede estadual de ensino, o PDE proporciona subsídios teóricos e metodológicos para ações educacionais que redimensionem a prática pedagógica. Para isso, o Estado mantém parceria com instituições de ensino superior e o professor participante se tem o direito de afastamento remunerado de 100% de sua carga horária efetiva no primeiro ano e de 25% no segundo ano do programa.

Ao retornar às atividades acadêmicas da sua área de formação inicial o professor tem condições de atualização e aprofundamento de seus conhecimentos que possibilitam mudanças na sua prática. “Quando o Professor define a sua intenção de pesquisa, a partir de uma necessidade percebida na sua escola ele vai poder contar com o auxílio da instituição de ensino superior a que ele está vinculado para melhor compreender o aspecto focado em seu estudo”, afirmou Ogliari.

Os reflexos acontecem na melhoria da educação oferecida pela escola. “O professor produz material didático que serve para ajudar aquela necessidade detectada na escola. Ao implementar o seu projeto, contribui para a superação das questões com a finalidade de melhorar qualitativamente o ensino e aprendizagem na escola de aplicação do projeto”, finalizou o coordenador.

GALERIA DE IMAGENS