Pais e alunos desfilam em 7 de Setembro 08/09/2011 - 08:30

O desfile cívico de 7 de setembro, que aconteceu em comemoração aos 189 anos de independência do Brasil e envolveu vários setores da sociedade, trouxe uma novidade a mais este ano – a participação de 30 pais que representaram a comunidade escolar do Colégio Estadual Manoel Ribas, em Curitiba. O convite partiu do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC).

Além dos pais, participaram 80 alunos do colégio. De acordo com o diretor da escola, Wilson João Marcionilio Alves, a animação tomou conta da comunidade escolar. “Muitos nunca desfilaram. Fizemos uma reunião com os pais na semana passada para passar as orientações necessárias para o desfile. Essa integração dos pais com a escola é excelente, pois conseguimos movimentar toda a comunidade escolar”.

O desfile marcou o encerramento das programações alusivas à semana da Pátria no município. Para Wilson os alunos se sentiram importantes com uma atividade a mais. “Quando os pais participam, as atividades ganham um novo significado. Os alunos ficam mais interessados, porque os pais se preocupam com a vida estudantil deles. Toda possibilidade de mobilização dos pais é um ganho para a escola”.

Para Audineia Bueno dos Santos, mãe do aluno Jonata Bueno Vieira, o desfile é um ato cívico que demonstra o espírito de nacionalidade. “Isso faz parte do processo de cidadania. É importante que os alunos saibam valorizar a pátria”, disse Audineia, que desfilou pela primeira vez. A mãe ficou emocionada por participar de um ato solene junto com seu filho.

A aluna Sônia Alessandra Domingues, da 5ª série, também concorda que o desfile foi importante para ressaltar o espírito de patriotismo da comunidade. A aluna, que assim como Audineia participou pela primeira vez do ato cívico, fez parte da fanfarra. “Ensaiamos várias vezes. Estou bastante animada porque esta é uma das datas mais significativas para o Brasil”, comentou.

Para Lígia Berg Camargo, coordenadora do BPEC junto à Secretaria de Estado da Educação (Seed), a família tem muita importância na formação dos cidadãos. “Os pais devem ser convidados a sempre participar da vida escolar do filho. É necessário trabalhar essa integração comunidade e escola”, afirmou. O batalhão realiza um trabalho de assessoria nas comunidades escolares na busca de soluções para problemas de segurança encontrados nas escolas.

GALERIA DE IMAGENS