Palestra para alunos surdos acontece em Curitiba 26/10/2011 - 09:30
Noventa alunos do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em Curitiba, assistiram essa semana a uma palestra sobre o comportamento atual dos surdos. A apresentação faz parte do projeto Se Liga, Surdo, que traz para a escola referências da comunidade dos surdos e a aproxima dos alunos. A palestra foi ministrada na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e com tradução simultânea para o português. Esse foi o terceiro encontro do tipo.
A palestra mostrou a história dos surdos e as imagens que eles tinham na sociedade em cada época, além de reiterar a importância da educação para surdos, que devem continuar a estudar apesar das dificuldades. “Os surdos foram conquistando direitos e respeito ao longo dos anos. Eles não podem se ver como vítimas e devem respeitar os outros também. Por isso, não podem desistir de estudar, e para isso devem ser incentivados pelos pais”, explicou a psicóloga e professora de Letras Libras, Rita de Cássia Maestre, que ministrou a palestra na língua de sinais.
O projeto foi criado para trazer informações específicas sobre o universo dos surdos para os alunos do instituto. “Os alunos surdos só têm informações sobre o tema dentro da escola, mas eles precisam conhecer a história deles e terem orgulho de si. Por isso criamos o projeto, para emancipá-los e formar cidadãos”, contou a professora do Centro de Atendimento Especializado na área da Surdez (CAES) Anne Caroline Nascimento.
O Projeto Se Liga, Surdo leva uma vez por mês alguém da comunidade dos surdos para a escola. O primeiro encontro trouxe um representante da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), que falou sobre o movimento dos surdos no país. O segundo tratou sobre a cultura surda. O próximo encontro está previsto para novembro, quando ex-alunos do Instituto de Educação do Paraná contarão a experiência de ensino deles.