Paraná adere ao Progestão Online 29/08/2011 - 17:40

Durante reunião do Consed, em Cuiabá, o Paraná faz adesão ao Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares.

Consed

O Paraná aderiu ao Progestão Online, uma versão virtual que tem origem no Progestão - Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares, de formação continuada para gestores escolares que atuam em escolas públicas. O anúncio foi feito durante a 4ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que aconteceu na semana passada em Cuiabá (MT).

Segundo Jorge Wekerlin, secretário de Estado da Educação em exercício, a adesão visa à melhoria da qualidade de ensino ofertada no Paraná. “Investir em gestão escolar, é valorizar o trabalho dos profissionais da educação, fortalecer a participação da comunidade e promover a aprendizagem dos estudantes”, comentou.

A presidente do Consed e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, destacou a excelência do programa, desenvolvido em parceria com o Instituto Razão Social (IRS). “A gestão escolar é uma das linhas de ação do Consed e as novas tecnologias são um instrumento importante e eficiente no processo de aprendizagem”, avaliou.

“É um recurso fundamental na capacitação da equipe gestora da escola que, apesar da experiência na área educacional, tem menos conhecimento sobre as questões administrativas”, destacou a secretária de Educação por Mato Grosso, Rosa Neide Sandes de Almeida.

Atualmente, o primeiro piloto está sendo implementado em oito estados: Amazonas, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. O trabalho realizado foi apresentado durante a reunião, para adesão dos demais estados.
Tanto o Progestão quanto o Progestão Online foram concebidos com base no foco da aprendizagem dos alunos, gestão democrática, padrão na formação dos gestores de maneira continuada e para o desenvolvimento de competências profissionais.

O Progestão é desenvolvido em parceria com secretarias de Educação, e com o apoio da Fundação Ford, da Universidad Nacional de Educación a Distancia (Uned) e da Fundação Roberto Marinho. O acompanhamento e avaliação são de responsabilidade da coordenação estadual.

Mesmo com a adesão, a Seed já realiza um curso de gestão escolar interno. Iniciado em junho desse ano, o curso “O que um educador precisa saber para ser um bom diretor”, é resultado do Plano de Metas 2011 que prevê uma formação continuada de qualidade para todos os profissionais da educação.

O curso será realizado a distância e será dividido em sete módulos: uso de recursos tecnológicos aplicados à educação, gestão de recursos humanos, gestão pedagógica, gestão democrática, dois módulos de organização administrativa e financeira e legislação escolar. Quase 24 mil pessoas participam do curso que se realiza em cinco turmas.

GALERIA DE IMAGENS