Paraná conquista 450 medalhas na OBMEP 04/09/2015 - 17:10

Os alunos das escolas da rede pública do Paraná receberam nessa sexta-feira (4) as medalhas de prata e bronze conquistadas na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2014. A premiação aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. Os alunos que conquistaram as medalhas de ouro foram premiados no dia 20 de julho, no Rio de Janeiro.

O evento consagrou o bom desempenho dos estudantes paranaenses, que conquistaram 450 medalhas na competição nacional – 46 de ouro, 106 de prata e 298 de bronze, além de 3 mil menções honrosas. O resultado colocou o Paraná à frente de estados como o Rio Grande do Sul, que teve 36 ouros, e Santa Catarina, com 22.

O desempenho dos estudantes paranaenses melhorou nos últimos anos. Em 2013, foram conquistadas 33 medalhas de ouro e 81 de prata. “Esse é um momento de reconhecimento do esforço coletivo dos alunos, professores e pais que participaram ativamente na preparação para alcançamos esse resultado que vem melhorando a cada edição”, diz a secretária da Educação, professora, Ana Seres.

O Paraná foi representado por 1,5 milhão de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O coordenador regional da Obmep, Yuan Jin Yun, destacou o crescimento de alunos participantes da olimpíada. “A participação dos alunos serve como motivação para todos que trabalham com a Obmep e também como estímulo para a dedicação aos estudos”, lembrou Yun.

INCENTIVO – Para o aluno Gabriel Broniolavski, 13 anos, 8° ano, do Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças, em Irati, no Centro-Sul, as provas foram tranquilas, sem muita dificuldade. A receita para o bom desempenho do aluno, que conquistou a medalha de bronze, está em casa. “Nós sempre incentivamos que ele desenvolvesse esse dom na área de matemática, seja com jogos educativos ou acompanhando os estudos na escola e em casa”, revela a mãe do medalhista, Silvani Broniolavski, que é professora.

Higor Robiec Fianoneini, 12 anos, do 7° ano, do Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Curitiba, também conquistou a medalha de bronze. Segundo ele, o bom desempenho é fruto de muito estudo e dedicação. “Tem que se dedicar, sempre estudar, melhorar, mesmo que você tenha facilidade com a disciplina”, conta o aluno.

Essa é a segunda vez que o aluno Caio de Almeida Ramos, 13 anos, do 8° ano, do Colégio Estadual Tadashi Enomoto, em Apucarana, no Vale do Ivaí, foi premiado. Caio conquistou a medalha de bronze em 2013 e agora a de prata. “O próximo passo é melhorar para conquistar a medalha de ouro”, avisa.

OPORTUNIDADE – Além das medalhas, os alunos vencedores ainda podem de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) em universidades e todos que quiserem têm acesso aos cursos gratuitos de matemática ofertados pelos Pólos Olímpicos de Treinamento (POT).

Cerca de 18 milhões de alunos em todo o País participaram da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Somando todos os estados, foram 6.501 estudantes medalhistas e outros 42.043 foram premiados com menções honrosas.

SEGUNDA FASE – Na edição de 2015, os estudantes classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas farão as provas em 12 de setembro. Até lá, as escolas devem indicar, na página eletrônica da Obmep, os professores dos alunos classificados para a segunda fase. Mais de 900 mil estudantes vão disputar esta etapa.

O resultado das provas será divulgado em 27 de novembro. Os 6.500 melhores alunos serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. Mais informações estão disponíveis na página da Obmep.

PATROCÍNIO - O evento contou com apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Prefeitura de Curitiba e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

GALERIA DE IMAGENS