Paraná conquista 68 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 02/12/2013 - 11:11

Com uma grande festa realizada no Parque Anhembi, em São Paulo, encerrou na tarde desta sexta-feira, dia 29, as Paralimpíadas Escolares, o maior evento paradesportivo escolar do mundo.

A delegação paranaense encerrou a participação com um total de 68 medalhas, sendo 27 ouros, 24 pratas e 17 bronzes, na 7ª colocação em número de medalhas e na oitava colocação geral. As modalidades em que o Paraná ganhou pelo menos um ouro foram atletismo (17), natação (7), tênis de mesa (2) e bocha (1). Das dez modalidades em disputa, o Paraná participou de sete: atletismo, natação, tênis de mesa, goalball, futebol de cinco, bocha e judô.

A edição 2013 contou com a participação de cerca de 1.300 atletas que representaram 25 Estados brasileiros, o Distrito Federal, e até representantes do Reino Unido. A delegação britânica contou com 22 atletas, convidados pelo Ministério do Esporte como parte da aproximação entre Brasil e Grã-Bretanha para troca de conhecimentos no desporto paralímpico.

Para Margarete Gasperin, chefe da delegação paranaense, o Paraná fez uma boa apresentação nas Paralimpíadas Escolares. “Estamos muito felizes com nossos meninos e meninas que deram tudo de si para representar da melhor forma o nosso Estado. Tivemos grandes resultados no atletismo, na natação, no tênis de mesa e pela primeira vez um ouro na bocha. A equipe está de parabéns, os pais, professores e acompanhantes, todos se doaram nestes dias em busca de um único objetivo que foi alcançado: mostrar para estes garotos que, se eles quiserem, eles podem ir muito longe”, disse Margarete.

O campeão geral foi a equipe de São Paulo, que encerrou a disputa com um total de 170 medalhas: 95 de ouro, 38 de prata e 37 de bronze. Em segundo ficou o Rio de Janeiro com 137 medalhas, em terceiro Santa Catarina com 118, Minas Gerais ficou na quarta colocação com 103 e o Estado do Pará terminou na quinta colocação com 111 medalhas. Roraima foi a única delegação que terminou a disputa sem conquistar nenhuma medalha. Na pontuação geral, quem ganhou foi o Rio de Janeiro, com um total de 548 pontos conquistados. O Paraná ficou na oitava colocação, com 208.

ATLETISMO
No atletismo o Paraná encerrou a participação com um total de 38 medalhas, sendo 17 ouros, 13 pratas e 8 bronzes. O professor Gabriel Feijó era um dos mais satisfeitos após a premiação. Segundo ele, estes jovens têm uma nova responsabilidade a partir de hoje. “Cada conquista deles nestes quatro dias foi emocionante, inesquecível para todos nós. Participar deste evento, e ir bem nele, é realmente uma prova de que a força de vontade das crianças é muito maior que qualquer preconceito. Eles foram bem, conquistaram importantes medalhas e agora vão aproveitar este momento. No ano que vem esperamos voltar com uma equipe maior e fazer ainda melhor”, avisa Gabriel.

Nesta sexta, na pista do Parque do Ibirapuera, os paranaenses conquistaram mais 2 ouros, 4 pratas e 1 bronze. Veja abaixo a classificação dos paranaenses no último dia do evento.

Resultados 4º dia – Atletismo
1º lugar – 1000 m T37 A – Maxiel – 3.39”26 – 10 pts
1º lugar – Arremesso de Peso F35 B – Vanessa – 3,37 m – 10 pts
2º lugar – Lançamento de Pelota F12 A – Ana – 18,76 m – 7 pts
2º lugar – 1500 m T12 B – Alexandro – 6.26”52 – 7 pts
2º lugar – 1500 m T37 B – Lucas – 8.33”11
2º lugar – Lançamento de Pelota T36 A – Fernanda - 6,14 m – 7 pts
3º lugar – Lançamento de Pelota T35 A – Raira – 6,23 m – 5 pts
4º lugar – Lançamento de Pelota F38 A – Joyce – 16,71 m – 3 pts
4º lugar – 1500 m T12 B – João – 9.02”84 – 3 pts
5º lugar – Arremesso de Peso F37 B – Andreza – 4,07 m – 2 pts
8º lugar – Arremesso de Peso F20 B – Lucineia – 5,02
10º lugar – Salto em Distância F20 B – Lucineia – 3,30

NATAÇÃO
Em quatro dias de disputa, a natação paranaense encerrou a participação nas Paralimpíadas Escolares com um total de 24 medalhas, sendo 7 de ouro, 11 de prata e 6 de bronze.

Nesta sexta, na piscina da Escola de Educação Física da Polícia Militar, a única medalha que o Paraná conquistou foi um ouro com o garoto Ronan Cordeiro (classe SM10), na prova dos 200m medley, na categoria B para alunos de 16 a 20 anos.

BOCHA
A classe BC2 deu o ouro inédito ao jovem Felipe Sista, de Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba. O jovem terminou a disputa de forma invicta com 10 pontos somados. Em segundo lugar ficou o garoto de Pernambuco, Eduardo Gomes, que somou 7 pontos.

Esta foi a primeira vez que o Estado do Paraná ganhou uma medalha de ouro na bocha das Paralimpíadas Escolares. O pai de Felipe, Neuri Sista, homem de poucas palavras, estava feliz da vida. “É um orgulho para todos nós que o Felipe tenha ido tão bem. O primeiro ouro a gente nunca esquece!”, disse. Na mesma categoria, Bianca Ribas terminou na quarta colocação.

Na classificação final da categoria B (para alunos até 20 anos), o Paraná terminou na sétima colocação, com 13 pontos somados. A delegação campeã da bocha foi Santa Catarina, com um total de 34 pontos.

FUTEBOL DE CINCO
No futebol de cinco o Paraná jogou com a equipe da Bahia, que terminou na terceira colocação, marcando 5 pontos. O campeão foi o Rio de Janeiro, com um total de 10 e o Maranhão terminou em segundo, com 7.

O destaque paranaense foi o atacante Tiago da Silva, que marcou cinco gols. O artilheiro da competição foi o jovem Eduardo Oliveira, do Rio de Janeiro/Goiás, com 12 gols anotados.

GOALBALL
O Paraná disputou o goalball apenas com uma equipe feminina, que terminou o campeonato na quarta colocação, marcando um total de 3 pontos, ou uma vitória. O campeão da bocha, nos dois naipes, foi o Rio de Janeiro, sem perder nenhum jogo sequer.

A artilheira da equipe paranaense foi a jovem Heveline com 8 gols, seguida de Bárbara com 7. A artilharia isolada da competição ficou com Victoria Amorin, do Rio de Janeiro, com incríveis 44 gols feitos.

Secretaria do Esporte

GALERIA DE IMAGENS