Paraná e Rhône-Alpes reforçam acordos de cooperação 07/11/2013 - 13:06

Uma delegação do Paraná irá à região de Rhône-Alpes, na França, em dezembro para estreitar os acordos de cooperação. A missão foi anunciada pelo governador em exercício Flávio Anrs nesta quarta-feira (06/11), em reunião com Bernard Soulage, vice-presidente para a Europa e Relações Internacionais daquela região francesa.

“Construímos um intercâmbio cultural, econômico e social que já rende muitos frutos com a troca de experiências em diversas áreas”, disse Arns. “A convite da região de Rhône-Alpes vamos participar do Festival das Luzes, em Lyon, e acompanhar experiências em diversas áreas que virão em benefício para o Paraná”, disse Arns.

A delegação será liderada por Flávio Arns e composta por membros do governo que participam diretamente do acordo de cooperação entre o Paraná e a região francesa, e alunos paranaenses das Casas Familiares Rurais. Este projeto segue o modelo da escola francesa da pedagogia da alternância, em que alunos vêm das propriedades rurais de seus pais e estudam nas casas rurais, em regime de internato.

Soulage contou que sua vinda ao Paraná rendeu novas parcerias com o governo estadual. Com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será realizado o projeto de melhoria do padrão tecnológico da produção de vacinas para uso humano e veterinário e projeto do Centro de Energias Renováveis (Cerbio). Também, segundo ele, com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) será realizado um programa de formação de professores pelo Programa de Mestrado Multi-institucional em Bioenergia do Estado do Paraná.

Durante o encontro, Soulage ainda convidou empresas parananenses a participar das próximas edições de três grandes feiras que acontecerão nos próximos anos, na região, nas áreas do meio ambiente, transporte público e biotecnologia.

COOPERAÇÃO – A cooperação entre Paraná e Rhône-Alpes começou em 2005, com a assinatura da Declaração de Intenção de Cooperação, durante o Ano do Brasil na França. Desde então, diversas iniciativas se desenvolveram no fortalecimento de projetos conjuntos e na renovação do acordo de cooperação em 2012, em Foz do Iguaçu.

Pela Secretaria de Estado da Educação é realizado o intercâmbio entre alunos e professores das Casas Familiares Rurais do Paraná e das Maisons Familiales Rurales de Rhône-Alpes, para troca de experiências na área do ensino profissionalizante voltado para alunos do campo.

Na área da ciência e tecnologia, existe parceria com a Escola Técnica de Leite e Queijos, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com intercâmbio de professor para a França (Escola Nacional de Leites e Carnes La Roche-Sur-Foron) para formação do Curso de Mestrado em Queijos, inclusive com produção de queijos finos franceses. O curso oferecido pela UEPG já formou quatro turmas.

Pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento é feita a troca de experiências na área da agricultura sobre transformação de produtos na propriedade, fabricação de queijos e produtos a base de carne e frutas, agroecologia e agricultura orgânica, com ênfase nas vendas diretas, associação de consumidores e turismo rural, além de abordagem técnica no campo dos cultivos florestais.

CASAS RURAIS - No Paraná, as Casas Familiares Rurais são resultado de convênio entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná e a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar Sul).

Atualmente, são atendidos mais de 2,3 mil estudantes em 43 casas familiares rurais espalhadas por todo o estado. As casas ofertam o 8.º e 9.º anos do ensino fundamental, ensino médio e educação profissional nos curso de Agropecuária, Agroindústria, Agroecologia, Administração Rural, Alimentos, Agricultura e Gestão Ambiental.

Todos os estudantes estão matriculados na rede estadual de ensino em escolas-base, próximas às casas familiares. Os professores da educação básica são da rede estadual e os que trabalham na área técnica são contratados pela Arcafar Sul.

RHÔNE-ALPES - A França é dividida em 27 regiões, sendo Rhône-Alpes a segunda maior delas (6 milhões de habitantes), cuja capital é Lyon. A região de Rhône-Alpes é subdividida em oito Departamentos, que são formados por Comunas. A Região de Rhône-Alpes é gerida por um Conselho Regional, os Departamentos por conselhos gerais e as comunas por conselhos municipais.

O conselho regional é composto por 157 conselheiros eleitos por 6 anos (2010-2015), que elegem um presidente para a região. A região tem um presidente (Jean-Jack Queyranne) e 15 vice-presidentes.

GALERIA DE IMAGENS