Paraná é destaque no prêmio Resposta para o Amanhã 12/11/2014 - 14:10
Três dos quatro colégios selecionados no Sul do país como finalistas do Prêmio Respostas para o Amanhã, são da rede estadual do Paraná. Ao todo, foram 20 projetos indicados, quatro em cada região do Brasil. Esta primeira edição contou com mais de 360 trabalhos inscritos.
O concurso é promovido pela Samsung em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e procura identificar, estimular e difundir práticas educativas do ensino médio da rede pública de ensino.
Juntos, alunos e professores das disciplinas de Biologia, Física, Química ou Matemática são desafiados a desenvolverem projetos a partir das questões identificadas em sua comunidade, apresentando soluções simples que contribuam para transformar a realidade local.
A professora Claudiane Frana, da Casa Familiar Rural do Colégio Estadual José Armim Matte, em Chopinzinho, é responsável por um dos projetos selecionados. O trabalho dela propõe o uso de materiais descartados pela comunidade local como alternativa na produção de equipamentos para as aulas práticas de Física. Ao fim do ano, é realizada uma mostra para toda a comunidade. “É primordial trabalhar teoria e prática para que os estudantes entendam a importância do assunto abordado. O concurso oportuniza pensar práticas pedagógicas que intervenham na realidade e a modifique”.
Outro projeto selecionado foi o do Colégio Estadual do Campo São Roque, em Santa Helena. Alunos do 2º e 3º anos se reúnem uma vez por semana para pensarem estratégias e atividades pedagógicas diferenciadas para trabalhar com os estudantes de outros anos sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
O projeto sensibiliza a comunidade para a importância da reciclagem. “Os alunos fazem o recolhimento de pilhas para encaminhar ao descarte correto, caixas de leite para serem utilizadas como manta térmica na construção de telhado, promovem gincanas e produções textuais sobre a temática”, explicou a pedagoga Nadir Gasparotto, que afirmou ter sido um privilégio o projeto estar dentre os 20 melhores do Brasil.
Já no Colégio Estadual Professor Anderson Rangel, em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, os alunos desenvolveram um projeto direcionado à mobilidade urbana. “O projeto teve início porque o bairro onde a escola está localizada fica em uma região afastada no município e de difícil acesso”, comentou Iria Nardini, professora responsável pela iniciativa.
Ela explicou que os alunos acreditam que esse fato contribui para o isolamento do bairro, por isso fizeram um levantamento das malhas viárias de acesso à região, sugeriram o que poderia ser feito de melhorias e entregaram um projeto de benfeitoria à Câmara Municipal.
Para realizar as etapas propostas no projeto, foram estudados conceitos físicos e os alunos entenderam na prática o que era ensinado em sala. “Como na região acontecem muitos acidentes graves devido aos carros terem de atravessar a rodovia para ter acesso ao bairro, estudamos conceitos como aceleração, velocidade e atrito para entender o que acontece em uma batida”, explicou o aluno Miguel Henrique Nohr de Lima.
O aluno Allan Guilherme de Brito Borges também acredita que muitas mortes poderiam ser evitadas com a melhoria da malha viária do entorno. “Não há sinalização e nem ciclovia. Também falta uma área de laser no bairro”, mencionou Allan, que viu o projeto desenvolvido na escola como um mecanismo de exercer a cidadania.
“Os alunos modificaram a visão de escola. Antes, eles não viam nos conteúdos trabalhados uma aplicação no dia a dia. Com o projeto, eles notaram a importância de se aprender conceitos para a vida prática e que a escola pode abrir caminhos”, apontou Iria.
Cada uma das vinte escolas finalistas foi premiada com um kit de edição de vídeo. No dia 24 será escolhido um projeto por região e os selecionados irão concorrer à premiação final. A escolha será por votação pública e o resultado sai no dia 9 de dezembro. Mais informações na página do concurso: samsung.com/br/respostasparaoamanha
Projetos paranaenses selecionados
Colégio Estadual José Armim Matte / Casa Familiar Rural (Chopinzinho)
Projeto: Materiais alternativos para melhorar o ensino da física e de um novo amanhã
Colégio Estadual do Campo São Roque (Santa Helena)
Projeto: Terra limpa: educação para a sustentabilidade
Colégio Estadual Professor Anderson Rangel (Fazenda Rio Grande)
Projeto: Viver e conviver com o trânsito em uma cidade sem planejamento urbano