Paraná tem 161 atletas nos Jogos da Juventude 13/11/2015 - 15:42

A delegação paranaense iniciou nesta sexta-feira (13), em Londrina, no Norte do Estado, a participação nos Jogos Escolares da Juventude 2015, etapa para jovens com idade entre 15 e 17 anos.

Os jogos envolvem mais de 3,7 mil estudantes de todo o País, na disputa das 13 modalidades. Contando as seletivas municipais e estaduais, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens, representando 40 mil escolas públicas e particulares, de quase 4 mil cidades de todo o país.

“São os campeões dos Jogos Escolares do Brasil inteiro. É uma alegria os atletas paranaenses estarem participando e, com certeza, podendo conquistar ainda mais medalhas e o reconhecimento do trabalho no esporte aqui no Paraná”, disse o secretário de Estado do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício.

São 161 atletas paranaenses, com participação em todas as modalidades. Nas coletivas, todas as equipes disputarão o torneio na primeira divisão. Maringá sedia as competições do atletismo.

GRANDES NOMES - Aberta na noite de quinta-feira, no Ginásio Moringão, a competição segue até 21 de novembro. Com a presença numerosa de alunos das escolas do município, que lotaram o Ginásio de Esportes, o público teve a oportunidade de ver de perto grandes nomes do esporte brasileiro.

Comandada pelo judoca medalhista olímpico, Flávio Canto, a festa de abertura do maior evento esportivo escolar do Brasil teve início com uma apresentação de ginastas, professores e acadêmicos da Universidade Norte do Paraná (Unopar).

O grupo foi formado pelo conjunto pré-infantil atual campeão sul-americano de ginástica rítmica, pela campeã brasileira infantil da modalidade Amanda Santos, pelos bailarinos Ivo Júnior e Giovanna Aversani e pelos universitários do primeiro ano de educação física da instituição de ensino.

O estado é um tradicional campeão de ginástica rítmica dos Jogos, com inúmeras medalhistas.

A mascote do Time Brasil, a onça pintada Ginga, brincou com os participantes da cerimônia, dando um show de dança e simpatia.

Em seguida, o revezamento da tocha pelos embaixadores dos Jogos Escolares 2015 teve início com a atleta de luta olímpica Aline Silva Ferreira. A lutadora passou a tocha para o ciclista Luciano Pagliarini, natural de Londrina, que, por sua vez, a entregou para a ginasta Angélica Kvieczynski.

Depois, o judoca Charles Chibana carregou o fogo simbólico dos Jogos, seguido da nadadora Fabiana Molina e da atleta de vôlei de praia Shelda Bede. Foi Shelda quem teve a honra de acender a pira do evento e encerrar a festa de abertura.

VITÓRIA - Para a chefe da delegação paranaense, Marcia Tomadon, estar na etapa nacional já concretiza uma grande vitória. “Se formos relembrar as dificuldades enfrentadas em um ano que começamos com greve e, mesmo assim, conseguimos realizar as 32 regionais e depois as macros”, disse ela.

Nesta categoria de 15 a 17 anos, nos últimos quatro anos, os paranaenses alcançaram a vice-liderança no quadro geral de medalhas, ficando atrás apenas da delegação de São Paulo.

LOCAIS - As disputas das nove modalidades individuais são realizadas em sete locais de Londrina com a presença de 2,1 mil participantes, de sexta-feira e até domingo (13 a 15).

As praças esportivas são Autódromo Ayrton Senna (ciclismo), Ginásio Fioravante Pedro Scolari (ginástica rítmica), Centro de Eventos (judô e luta olímpica), Arel (natação), UEL (tênis de mesa), aterro do Lago Igapó (voleibol de praia) e Sesi (xadrez). As provas de atletismo serão no Estádio Willye Davids, em Maringá.

Pelas modalidades coletivas, mais de 300 partidas serão realizadas em 16 locais de competição: Bandeirantes, Sesi, Ginásio José Ajala – Cambé e Sest/Senat (basquetebol); Ginásio Pedro Dias, Ginásio Fioravante Pedro Scolari, Ginásio Edilson Carlos Marigo e UEL (futsal); Centro de Eventos de Londrina, Moringão, Anália Franco e Unopar (handebol); e KEC, Banestado, AABB e Arel (voleibol). Esses quatro esportes contam com a participação de 2,5 mil representantes das delegações de todo o Brasil com jogos entre 17 e 21 de novembro.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Agência de Notícias do Paraná

GALERIA DE IMAGENS