Paraná vai ter cinco alunos no Parlamento Jovem 15/08/2012 - 11:05

Cinco alunos da rede estadual paranaense foram selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), promovido pela Câmara dos Deputados. O programa, que já está em sua nona edição, selecionou, dentre mais de mil projetos inscritos, 78 finalistas vindos de todos os estados brasileiros, numa quantidade proporcional ao número de deputados federais de cada unidade da federação.

O Parlamento Jovem 2012 acontecerá entre os dias 24 e 28 de setembro, em Brasília - DF. Durante cinco dias, jovens de todo o país participarão de uma jornada parlamentar na Câmara, e atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. “Estamos criando um grupo nas redes sociais para conhecermos quem serão nossos colegas durante a atividade, estamos combinando também que cada um leve coisas típicas dos seus estados”, afirmou o aluno Geovane Couto da Silveira, de 16 anos. O estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo, em Colombo.

Nos projetos de lei selecionados, destaca-se a atenção dos jovens para a área de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Dos 78 projetos participantes, metade está relacionada aos temas. A aluna Isabela Cristine de Araújo, 18 anos, freqüenta o 4º ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio no Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em Londrina. “O meu projeto foi desenvolvido em parceria com professores do curso, ele fala sobre as necessidades da agricultura familiar e da recuperação do solo”, afirmou.

Os alunos paranaenses selecionados foram: Geovane Couto da Silveira, do Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo, em Colombo, com o projeto: “Cria o Exame Nacional de Avaliação para Docentes da Rede Pública de Ensino”; Stephanye Aline Bleich, do Colégio Estadual Eron Domingues, em Marechal Cândido Rondon, com o projeto: “Determina que jovens de 13 a 25 anos, dependentes químicos tenham clínicas especializadas de tratamento e socialização vigiada, de forma gratuita”; Fernando Moraes Muller, também do Colégio Estadual Eron Domingues, com o projeto: “Determina que em todas as casas populares, até cem metros quadrados, financiadas pelos órgãos federais ou estaduais, a partir de 2014, tenham previsto em sua planta, calhas ou similares para o recolhimento da água das chuvas e cisternas para o armazenamento das mesmas”.

Ainda estarão em Brasília Isabela Cristine de Araujo, do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em Londrina, com o projeto: “Dispõe sobre subsídios à agricultura familiar”; e Matheus Hismayller Damiani, do Colégio Estadual Floriano Peixoto, em Laranjeiras do Sul, com o projeto: “Dispõe sobre a divulgação da expressão “Se beber, não dirija” em cardápios, panfletos e propagandas de bares, restaurantes e casas de eventos e dá outras providências”.

GALERIA DE IMAGENS